Depois de passar por nove cidades nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul, o COLETIVO PANDORAS chega à Bahia para encerrar a sua primeira turnê virtual, experimentando uma nova forma de promover circulação de artes cênicas no país.
Distantes do eixo sul-sudeste, que concentra as iniciativas culturais com maior visibilidade, as artistas Radarani Oliveira, Izabela Nascente e Fernanda Pimenta recriaram os espetáculos Pastrana e A Visita de Chico para uma rede de exibições que, além de democratizar o acesso à produção cultural no interior do país, promove discussões sobre o papel político e social do circo e da mulher na arte e fora dela. A primeira cidade baiana a receber as Pandoras é Cachoeira, no Recôncavo Baiano, que terá o evento transmitido pelo canal do Cine Teatro Cachoeirano no Youtube, no dia 07 de novembro (sábado), às 20h, com acesso gratuito.
Pastrana é um espetáculo de lambe-lambe que se apropria da história da Monga – A Mulher Gorila, muito popular em feiras e circos Brasil afora, para sintetizar a história de Júlia Pastrana e questionar o padrão de beleza feminino imposto pela sociedade. Já “A Visita de Chico” remonta o imaginário da mulher moderna, que lida com a vida cotidiana e recebe a inesperada e apaixonante visita de Chico, momento em que tem que dar conta de um amor, que é uma representação, e da sociedade, que não aceita o corpo feminino como ele é.
Após a exibição dos espetáculos, acontecerá um debate com o tema “Cultura e Política: Mulheres na Ativa”, que contará com as participações da cantora e atriz Nina Soldera, gaúcha que vive há 20 anos em Goiânia, e que possui uma trajetória de militância nos movimentos estudantil, negro e de mulheres; da socióloga, ativista e comunicadora Aava Santiago, que coordena o Núcleo de enfrentamento à violência doméstica da Assembleia de Deus Pedro Ludovico; e da historiadora e ativista Mariana Lopes, coordenadora de Mulheres da Direção Nacional da Fasubra, em Goiânia. A mediação ficará por conta de Marci Dornelas.
Na Bahia, o projeto passará ainda por mais três cidades no mês de novembro: Alagoinhas, no dia 14; Salvador, no dia 21; e, encerrando a turnê, Ilha de Itaparica, no dia 28. Nestas cidades, os eventos serão transmitidos, respectivamente, pelos canais no Youtube do Festival de Artes de Alagoinhas (FESTA), da Casa Preta, e da Trupe RAIS.
O projeto é uma realização do Coletivo Pandoras, correalizado pela Cultivo Projetos e Soluções Criativas e Círculo Filmes, com apresentação do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, Secretaria de Estado da Cultura.
Matéria: Gabriela da Fonseca/ ASCOM