A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) sediou na terça-feira, dia 16, o ato de apresentação e validação do Plano de Ação do Turismo Comunitário da Bahia, elaborado por um comitê gestor constituído de representantes do poder público, da sociedade civil, iniciativa privada, terceiro setor e universidades. Em consonância com a lei estadual 14.126/2019, que institui a política pública do segmento, o plano vai subsidiar ações da Setur-BA em sete eixos estratégicos: administrativo, planejamento, qualificação, infraestrutura, promoção, projetos transversais e articulações essenciais.
Foi apresentada, também, a proposta do edital da Setur-BA, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), para incentivos a empreendimentos que praticam o turismo comunitário em ambientes rurais.
“Vamos abrir um outro vetor que pode ser trabalhado nas comunidades rurais, que é o turismo, levando mais emprego e renda para o campo, por meio da indústria limpa”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“É um edital que diz respeito a um maior aproveitamento desse segmento tão importante, envolvendo todas as riquezas naturais que a Bahia possui, completou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.
“O plano consolida toda a luta dos empreendimentos da economia solidária ligada ao turismo, a partir do lançamento de ações planejadas. Agora, todos os integrantes do comitê têm um direcionamento em questões prioritárias para dar conta e fazer a política pública acontecer, na prática”, ressaltou Alberto Viana, membro do comitê gestor e representante da Rede Batuc, entidade comunitária premiada.