A Comissão de Educação (CE) ouve na manhã desta terça-feira, dia 05, prefeitos que teriam sido testemunhas de favorecimento na distribuição de verbas do Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A denúncia de que a destinação dos recursos priorizava indicados pelos pastores Gilmar Silva e Arilton Moura – resultado do vazamento de um áudio – levou à saída do então ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Estão previstos os depoimentos de Júnior Garimpeiro, prefeito de Centro Novo (MA), Gilberto Braga/Luís Domingues (MA), Kelton Pinheiro/Bonfinópolis (GO), José Manoel de Souz/Boa Esperança Do Sul (SP), Calvet Filho/Rosário (MA), Helder Aragão/Anajatuba (MA), Marlene Miranda/Bom Lugar (MA), Nilson Caffer/Guarani D’oeste (SP) e Reinaldo Vilela Paranaíba Filho/Três Corações (MG).
A audiência pública foi requerida pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Os prefeitos foram chamados após o não comparecimento do ex-ministro da Educação, que deveria ser ouvido no dia 31 de março. “Os fatos narrados são gravíssimos”, defendeu o parlamentar. Para Randolfe, “a apuração com rigor dos eventos só será possível com o comparecimento pessoal dos envolvidos no tema em questão para prestar os devidos esclarecimentos”.
Bahia.Ba