Por Záfya Tomaz
Desde os primórdios da humanidade, a sociedade enfrenta crises que vêm mudando a conjuntura social e econômica de todos os países, ano após ano. Atualmente, o mundo enfrenta a instabilidade causada pela covid-19, o coronavírus.
Para enfrentar a pandemia, gestores dos cinco continentes tem adotado regras para frear a propagação do vírus. Em Salinas da Margarida, no recôncavo baiano, o prefeito Wilson Pedreira (PSD) também aderiu à maioria das ações seguidas pelo restante do Brasil, com base no que diz a Organização Mundial da Saúde (OMS). Todavia, uma dessas medidas, que não está sendo adotada em grande parte do país, tem chamado a atenção: o isolamento territorial da cidade.
Através de um decreto, publicado no Diário Oficial da Prefeitura, foi determinada a implantação de uma barreira sanitária, que suspende entrada e circulação na cidade de qualquer transporte coletivo, público, privado, rodoviário, na modalidade regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, bem como carros de passeio, que tenham origem em outros municípios.
De acordo com a prefeitura, apesar de ainda não ter casos confirmados nem suspeitos da doença, o isolamento da cidade acontece justamente no intuito de evitar que o vírus chegue ao município, trazendo transtornos para os moradores de Salinas e seus distritos: Centro, Encarnação, Porto da Telha, Conceição, Cairu e Barra do Paraguaçu.
A ação tem dividido a opinião dos moradores. Gerente de uma loja de eletrodoméstico, Elizana Santos considera a barreira como um ponto positivo. Apesar disso, a moradora, nascida e criada no município, estima o prejuízo de cerca de 70% no estabelecimento em que trabalha.
Taxista há sete anos, Joilson Monteiro tem tido dificuldades para manter o sustento de sua família. O decreto publicado pela prefeitura atingiu especialmente a sua categoria. Ficou definido que os motoristas que desenvolvem as suas atividades no município devem, obrigatoriamente, transportar os passageiros com máscara, ficando estabelecido o número máximo de duas pessoas por corrida realizada. “A gente não tem como fornecer máscara e luvas para todos os clientes, fica difícil. Além disso, só podemos rodar aqui dentro por conta da barreira, não dá pra fazer corridas para outras cidades. Essas eram as que davam mais dinheiro”, reclama.
Segundo a prefeitura, essa é uma medida de prevenção e controle no enfrentamento da covid-19. “Estamos levando em consideração que em alguns municípios vizinhos já existem casos confirmados da doença”, pontua. Durante entrevista à nossa reportagem, a gestão do município esclareceu que moradores têm o acesso garantido, bem como o direito de ir e vir para resolver assuntos de extrema relevância, tais como, idas ao médico e banco. Além disso, também está mantido o trânsito de veículos responsáveis pelo abastecimento da cidade. “Antes de entrar nos limites do município, as pessoas que prestam esses serviços são submetidas a uma avaliação e aferição de temperatura, realizada pela equipe de saúde e vigilância sanitária responsável”, esclarece a prefeitura.
A medida, publicada inicialmente no dia 20 de março, tinha vigência de um mês. Todavia, devido ao avanço da pandemia no estado, a prefeitura decidiu manter essa e outras ações até o próximo dia 3 de maio, inicialmente.
A eficácia e necessidade de medidas mais drásticas, como o isolamento territorial, tem sido alvo de discussões em diversos setores. São inúmeras as tentativas e intervenções, por parte dos gestores, na tentativa de fazer com que a população não sinta ainda mais os efeitos da pandemia. Dessa forma, é necessária a conscientização de que este isolamento pode ser uma maneira de evitar o agravamento da situação e sofrimentos futuros. Espera-se que, muito em breve, quando este vírus for controlado, todos possam voltar a circular e confraternizar, superando todas as barreiras, territoriais, sociais e emocionais.
*Matéria feita com exclusividade para o site Tribuna do Recôncavo
Sobre a autora:
Graduada em Jornalismo pela Universidade Salvador, a Jornalista Zafya Tomaz possui Curso de Análise de Redes em Mídias Sociais pela Laureate Internacional Universities, além de Curso Livre em Comunicação pela Escola Metrópole de Comunicação.




Foto: Reprodução/ Vídeo 
Image by VSRao from Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Elaine Castro
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Internauta do Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Foto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSE
Arquivo Pessoal
Imagem de Gerd Altmann do Pixabay
Imagem ilustrativa de Tumisu por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Imagem ilustrativa de Emslichter do Pixabay
Imagem de Cindy Parks do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Vinícius Guimarães
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem de jessica45 por Pixabay
Foto: Letícia Oliveira
Imagem ilustrativa by analogicus from Pixabay
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: PM
Imagem de Peter Kraayvanger por Pixabay
Imagem ilustrativa de Ivana Tomášková por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pixelharvester por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Arquivo | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Md Sabbir Hossain por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Arquivo Pessoal
Imagem de Roman Grac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa by Pexels from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ EBC/ FotosPúblicas
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa de Harald Landsrath do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 

Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de Alexa do Pixabay
Fotos e arte: Divulgação
Imagem de Céline Martin por Pixabay
Imagem de Vishnu R por Pixabay
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Imagem ilustrativa de Michal Křenovský por Pixabay
Imagem de congerdesign por Pixabay
Imagem ilustrativa de ktphotography por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem de David Mark do Pixabay
Foto: Nice Santana
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Foto: Poliana Lima/ Ascom SSP
Arquivo Pessoal
Imagem por GiltonF do Pixabay
Crédito: @henriquesfilmss
Image by Devanath from Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Arquivo Pessoal
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa by Pexels from Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay