Nos últimos anos já virou rotineiro a fila quilométrica que se forma do lado externo da ELEM – Escola Municipal Luís Eduardo Maron de Magalhães, em Santo Antonio de Jesus-BA, para a matrícula de novos alunos do 6º ano, onde pais ou outros familiares disputam uma vaga nesta Unidade Escolar.
Em entrevista à Rádio Clube nesta quarta, dia 06, os pais afirmaram que a fila começou a ser formada desde o dia 25 de dezembro, ou seja, em pleno dia de Natal. Houve a reclamação de que isso acontece porque o número de escolas para alunos do fundamental 2(6º ao 9º ano) são poucas, por isso a concorrência.
A senhora Jucélia, moradora do São Benedito, tentando vaga para seu sobrinho, argumentou que se houvesse mais escolas isso não aconteceria. No São Benedito não há escola para aluno dessa série, sendo que no Renato Machado, pelo que foi informado, só haverá para o nono ano.
Já outra senhora, de nome Luana, também concorrendo a uma vaga, falou que por ser da zona rural vai embora todos os dias às 16 horas e retorna no outro dia para marcar lugar na fila, e aqueles que são da cidade ficam até mais tarde.
Um senhor, que chegou no dia 26, argumentou que a escola deveria dar uma senha carimbada para que eles fossem para casa, e assim não ficassem correndo perigo. “A direção da escola diz que não tem culpa, mas a questão é que não tem muitas escolas na rede municipal, então temos que apelar para a que é melhor”, disse.
Vale ressaltar que as matrículas serão efetivadas na próxima segunda-feira, dia 13, como está fixado ao lado externo da escola, e por ter um limite de vagas não contemplarão a todos, e a fila formada ao lado de fora da Unidade Escolar não tem vínculo com a mesma, sendo de responsabilidade de iniciativa dos familiares que querem matricular seus filhos. E assim segue essa concorrência dos pais pelos próximos dias até a segunda-feira.
Fonte: Tribuna do Recôncavo