Há quem prefira o iOS, mas há também os fãs de carteirinha do Android que está presente em quase todas as marcas de smartphone. Essa rivalidade sempre leva a grandes debates na internet, porém, as fabricantes parecem trabalhar para deixar ambos os sistemas operacionais bastante semelhantes, pelo menos no equilíbrio entre liberdade e segurança.
Enquanto os fãs do Android sempre defenderam o sistema pela liberdade de personalização, os do iOS justificavam a preferência pela segurança. Google e Apple parecem interessados em colocar um ponto final nas preferências e disponibilizar os dois de forma equilibrada e extremamente semelhante. No caso do Android 11, o sistema ainda que permita o download e instalação de aplicativos fora da PlayStore, está dificultando cada vez mais a ação.
Afinal, apesar da utilidade para usuários experientes, pode ser também uma ameaça à segurança dos dados. Outra mudança é que está ficando mais difícil para as fabricantes de celulares alterarem o sistema. No entanto, o Google ainda precisa melhorar a segurança da sua loja, já que todos os meses descobrem-se malwares distribuídos pela Play Store.
Do lado do iOS 14, a Apple avança no sentido da personalização. Finalmente os usuários do sistema operacional vão poder dar preferência a outros navegadores padrões do sistema, podendo deixar de lado o Safari, caso prefiram. Personalizar a tela inicial do celular? Também pode! Ainda que não sejam alterações revolucionárias, as empresas demonstram as tendências para os seus sistemas e devem continuar avançando nesses sentidos, quebrando as barreiras e deixando-os cada vez mais parecidos.
Bahia.Ba