A contagem provisória deste domingo, dia 12, da indica o total de 28.191 pessoas mortas pelo terremoto de magnitude de 7,8 que atingiu Siria e Turquia. Em entrevista à rede de TV Sky News, o chefe humanitário da Organização das Nações Unidas (ONU), Martin Griffiths, declarou que é esperado que o número de vítimas seja ainda maior. A tragédia aconteceu na última segunda-feira, dia 06.
É realmente difícil estimar de forma muito precisa, porque você tem que chegar debaixo dos escombros, mas tenho certeza de que vai dobrar, ou mais”, afirmou Griffiths, que acrescentou: “Já lidamos com muitos conflitos no mundo todo. Mas perder 20, 30, ou 40 mil pessoas em uma noite, não vemos isso nem nesses conflitos. É assustador”.
A Turquia foi o país mais afetado pelo tremor de terra, 24.617 pessoas morreram. Na Síria, o número é de cerca de 3.500 mortos. Além das vítimas fatais, a ONU indicou que até 5,3 milhões pessoas perderam suas casas somente na Síria e pelo menos 870 mil precisam de alimentos em ambos os países.
Metro1