Morreu aos 90 anos nesta segunda-feira, dia 17, o médico baiano Elsimar Metzker Coutinho. Inicialmente, o cientista foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, decorrente de uma infecção pelo novo coronavírus. Elsimar chegou a precisar de ventilação artificial para respirar, mas no último dia 30 apresentou melhora e foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês na capital paulista.
Natural de Pojuca, no interior da Bahia, Coutinho se tornou referência no campo da reprodução humana. Além de médico, formado em 1956, ele é também graduado em Farmácia e Bioquímica, curso que concluiu em 1951. Ambas as graduações foram na Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Depois disso, o cientista conseguiu uma bolsa conjunta dos governos brasileiro e francês para estudar na Universidade de Paris, onde se interessou pelo estudo do mecanismo de ação dos hormônios e, a partir daí, se dedicou ao tema ao longo de toda carreira. Para além da ciência, o professor Elsimar Coutinho se tornou popular com sua participação em programas educativos, sempre discutindo temas como fertilidade, infertilidade, sexualidade e planejamento familiar.
O corpo de Elsimar será transferido para Salvador na manhã desta terça-feira (18). A remoção será feita no início da manhã e à tarde, às 15h, acontece a cerimônia de cremação, no Cemitério Jardim da Saudade.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias