A poeta e escritora amazonense Marta Cortezão anuncia o lançamento do seu novo livro intitulado: AMAZONIDADES: GESTA DAS ÁGUAS pela editora TOMA AÍ UM POEMA. A autora tem se destacado no universo literário nacional e internacional pelo seu ativismo literário, dedicando-se a escrita e promovendo a literatura de autoria feminina através da divulgação de autoras contemporâneas, incentivando-as a participarem de Coletivos, Antologias e lives literárias que organiza periodicamente.
Natural de Tefé no Amazonas e radicada em Segóvia na Espanha, Marta Cortezão sempre preserva na sua memória a luta, a história, os costumes e as tradições do seu povo com muito respeito, orgulhando-se de ser amazonense, registrando e partilhando estas vivências em versos, trovas, poesias e contos.
Sobre esta nova obra literária, a autora comenta: “ Um livro se faz de sonhos, mas muito mais de persistência. Muitas vezes, quase abandonei esse livro de trovas pelo caminho… Foram quatro anos de leitura, pesquisas (muitas infrutíferas), de repetidos abandonos, de versos órfãos, de inúmeras tentativas, muitas delas frustradas, porque um livro também se constrói de palavras deixadas pelo caminho… Quando pensava em abandonar meus versos, lembrava dos rios que naveguei com meus pais, irmãs, irmãos, de como me encantava o contato com as tantas gentes das comunidades que visitávamos naquela imensidão de águas…”
“AMAZONIDADES: GESTA DAS ÁGUAS” passa por um livro de poesia, mas é muito mais que isso: É um compêndio de Amazônia, uma súmula do imaginário dessa região que se espraia por nove países e no Brasil, por nove estados, e agora, em domínios de Castela e Leão funda um virtual território independente, representado pela poesia de Marta Cortezão.
Ler as trovas de Marta é como remexer uma biblioteca de sonhos, o imaginário amazônico, onde todo o conhecimento do “povo das doces águas” está reunido: os acesumes, as comilanças, as leseiras, as caboquices, os encantados-nossos ancestrais. Marta inventa palavras e, como Drummond, torna outras mais belas: “Apeixono-me de escama/em noite de virar bicho”; “canoei todo um rio-mar”… (Escritor Zemaria Pinto).”
Sobre a Autora:
Marta Cortezão é escritora, poeta, tradutora (Espanhol-Portugês-Espanhol), articuladora cultural, obteve menção de “Destaque” na Antologia poética “NÓS” (Selo OFF FLIP, 2023) com o poema “CARTOGRAFIA DE SILÊNCIOS”. Possui obras (contos e poemas publicadas em Antologias nacionais e internacionais. Co-organizadora e idealizadora do Projeto ENLUARADAS, administra o blog FEMINÁRIO CONEXÕES, colunista da Revista digital VOO LIVRE – SP. Livros solos: BANZEIRO MANSO (Porto de Lenha editora – 2017), AMAZONIDADES: GESTA DAS ÁGUAS (editora Penalux – 2021) ALJAVAS PARA CUPIDO e MEU SILÊNCIO LAMBE TUA ORELHA – Toma Aí Um Poema – 2023.
A autora informa que o livro AMAZONIDADES: GESTA DAS ÁGUAS encontra-se em pré-venda e convida os leitores a adquirirem a sua nova obra através do link: benfeitoria.com…
Matéria: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo.
Deixe seu comentário