Apaixonada pela literatura desde criança, a baiana Denise Vaz Bela quis apresentar um pouco de si em seu livro solo infantil de estreia Kitty Sabe Esperar. Mãe de dois filhos, Denise levou suas experiências com crianças para os livros, onde criou uma personagem que reflete parte do seu jeitinho de ser. A pedagoga, que sempre teve um encanto pela escrita, resolveu encarar os holofotes para levar mensagens lúdicas e educativas para as crianças.
Foi depois da autobiografia Êta, mulher arretada, que Denise resolveu se dedicar à literatura infantil. Kitty Sabe Esperar será apresentado ao público em espaço inusitado, o Game Station, do Shopping Bela Vista, no dia 20 de julho. “Estou aproveitando e criando oportunidades. O lançamento será realizado em um parque de diversões. Porque a leitura também pode ser leve e divertida”, definiu a funcionária pública que na oportunidade celebrará mais um ano de vida.
A protagonista do livro Kitty Sabe Esperar não lembra em nada a famosa gatinha Hello Kitty. “Eu criei a personagem como um filho, até o nome escolhi com T dobrado e Y”, diverte-se a autora. Kitty é uma menina negra, de olhos escuros, que encontra maneiras criativas de entender como o tempo funciona. A criação da personagem foi como um espelho para a própria Denise. “A Kitty sou eu criança. Uma menina da minha cor, com olhos parecidos com os meus, um reflexo da minha identidade. Ainda não é comum ver pessoas pretas como personagem principal nas artes. Nossas crianças precisam se reconhecer na literatura”, defende.
O livro vai além da necessária discussão sobre protagonismo racial. Aborda outro tema igualmente importante: a paciência. Crescendo em um mundo digital e cada vez mais acelerado e com desejos satisfeitos a um click, a leitura ajuda as crianças, de forma lúdica, a entenderem a natureza do tempo. O livro traz dicas para inspirar os pais a ter paciência nos constantes desafios da missão de educar e para desenvolver essa virtude entre os pequenos. “Muitas situações que afligem os pais hoje têm a ver com a indisponibilidade de tempo para educar. Fica mais fácil ceder para evitar birras do que estabelecer diálogo e limites”, avalia a autora que tem longa experiência na educação infantil.
O livro Kitty Sabe Esperar tem 20 páginas e ilustrações assinadas pela por Camila Scavazza. O projeto gráfico da obra garantiu desenhos antirracistas, que servem de inspiração para outras pequenas “Denises” se enxergarem na história que quiserem. Contente com a história que vem escrevendo, a autora comemora: “Eu me sinto honrada quando uma pessoa lê meu livro. Para mim, é uma realização, motivo de grande felicidade”.
Quem é Denise Vaz Bela?
Denise Vaz Bela tem 45 anos, é mãe de dois filhos, educadora e escritora. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui especializações em Gestão Escolar (Faculdade São Luiz), Educação Integral (UFBA) e em Psicopedagogia pela Universidade de Ciências e Tecnologia da Bahia. Atualmente, trabalha como gestora escolar na rede municipal de Salvador, em uma creche localizada em Periperi.
Além de Kitty Sabe Esperar, participou da produção e organização de outras obras de literatura infantil, como Na Minha Creche Eu Sou Assim, Fauna Brasileira em Versos, (Re) Contos de Fada, Monstros e Gargalhadas e Coleção Letras e Rimas. Os livros infantis assinados pela autora baiana podem ser conferidos no site da Editora Usina de Textos. Já a autobiografia Êta Mulher Arretada está disponível em livrarias físicas e também na Amazon na versão E-book.
Serviço:
O que? Lançamento do livro Kitty Sabe Esperar (Editora Usina de Textos)
Quando? 20 de julho, às 17:30
Onde? Shopping Bela Vista, no Game Station, L2
Quanto? Gratuito
Texto: Fernanda Carvalho.