Um novo protesto foi iniciado no início da tarde desta quarta-feira, dia 25, em Itaparica, na ilha de mesmo nome, na Bahia, após o município demolir barracas de comerciantes, ás margens da BA-001, perto do terminal de Bom Despacho. Uma manifestação já havia sido realizada na terça-feira, dia 24, pelo mesmo motivo. O grupo de manifestantes queimou objetos e interrompeu o tráfego de veículo na rodovia. O trecho ficou congestionado.
Os donos das lojas afirmam que não foram avisados da decisão, embora trabalhem nos locais há muitos anos. O municipal, no entanto, assegura que eles estavam cientes desde o mês passado. Eles disseram também que tiveram os imóveis derrubados, apesar de estarem com alvará de funcionamento quitado. Em nota, o município de Itaparica disse que houve reunião com os comerciantes do local no mês de julho. Na ocasião, eles foram informados sobre a construção de um mercado-feira nas imediações do terminal de Bom Despacho, onde todos seriam abrigados.
Segundo a gestão, as famílias atingidas receberão cestas básicas enquanto o mercado-feira estiver em obras. Não foi informado, contudo, quanto os trabalhos serão iniciados e nem prazo de conclusão. Conforme a prefeitura, como as construções irregulares permaneceram no local, não houve outra alternativa a não ser demolição.
Com relação aos comerciantes que disseram possuir alvará de funcionamento quitado, a prefeitura de Itaparica informou que esses documentos teriam sido renovados de forma irregular, por gestões anteriores à atual. Disse ainda que a ação “se encontra pautada pelo princípio da Legalidade, encontrando respaldo legal nas Leis Municipais – PDDU e Lei de Ocupação do Solo, bem como poder-dever no desempenho do Poder de Policia nas atividades estatais”.
G1/ Bahia