A equipe multidisciplinar do Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas (BA), realizou no último sábado, dia 24, uma coleta de córneas. A doação foi autorizada pelo filho do paciente de 65 anos, após a notificação do óbito e abordagem do Serviço Social. Essa decisão pode mudar a vida de até dois pacientes que aguardam por transplante de córneas. Atualmente na Bahia, 1685 pessoas estão na fila de espera. Pacientes contemplados apresentam melhorias significativas na qualidade de vida.
Para a responsável técnica do Serviço Social e integrante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Metropolitano, Danielle Victória, doar é uma atitude de generosidade. “A gente precisa sempre reforçar a importância da doação. E não tem nada mais bonito do que, mesmo em meio à dor de perder uma pessoa que ama, a família decidir doar órgãos para que outras pessoas tenham chance de ter uma vida melhor. E, neste caso, ter a oportunidade de voltar a enxergar”.
A captação de córneas é um processo que permite o transplante de tecidos oculares para pacientes que sofrem de doenças que afetam a visão. O procedimento, que dura cerca de 30 minutos, é realizado por profissionais qualificados para garantir as condições ideais até o transplante. Para se tornar um doador de tecidos oculares, é necessário ter entre 2 e 80 anos e ter quadro clínico favorável. Para saber mais sobre transplantes, acesse http://www.saude.ba.gov.br/transplantes.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Ascom/Hospital Metropolitano.