A Fifa pretende ampliar a padronização do VAR, o árbitro assistente de vídeo. Atualmene, o controvertido recurso é de responsabilidade da International Board, órgão que regula as regras do futebol. Mas o sistema passará para o comando da Fifa no próximo ano.
Esta padronização ficará a cargo de Pierluigi Collina, ex-árbitro italiano e atual presidente de Comissão de Arbitragem da Fifa. “É responsabilidade da Fifa ter as leis do jogo implementadas em todo o mundo da mesma maneira. Cada país não pode interpretar as regras à sua maneira”, explana Collina
As principais críticas se referem às variações de interpretação em cada país. Na Inglaterra, por exemplo, a ferramenta não é usada para checar se os goleiros se adiantam em penalidades, ao contrário do que ocorre na Espanha e no Brasil.
Collina acredita que isso compromete as competições internacionais, como o Mundial de Clubes e a Copa do Mundo. “É claro que pode haver algumas pequenas diferenças, mas a implementação geral deve ser a mesma”, complementa.
Globo Esporte