Um desfile realizado neste domingo, dia 1°, em Feira de Santana encerrou o 11° Encontro de Muares. Montados em burros e mulas, criadores percorreram avenidas da cidade neste que é o segundo maior encontro do gênero no país. Só fica atrás do evento de Iporá, em Goiás.
A organizadora do encontro, Iraci Fonseca, informou que o muar é um animal de muita resistência e que atualmente deixou de ser um animal para transporte de carga. Segundo ela, o objetivo do encontro também é desfazer a ideia de que esses animais só servem para carga.
Conforme Fonseca, os muares têm sido usados ultimamente em passeios e participações em eventos, como vaquejadas, como se fossem “artigo de luxo”. O valor de um animal chega até a R$ 300 mil. O evento em Feira de Santana começou no sábado (29) quando os participantes foram recebidos na Academia do Cavalo, situada na avenida Dr. Silvio Matos (antiga Estrada Velha de Jaíba).
Criador há cinco anos, Janfrey Ambrosi, fala do muar com admiração.
“Nosso país foi desenvolvido através do lombo do muar, e com o passar do tempo a gente vem melhorando a genética dele para ter uma qualidade maior. O que envolve essa criação para gente é o amor pelos animais, é a história cultural do animal e a nossa região. Feira de Santana é reconhecida pelo grande criatório nacional de muar. Há pouco tempo o governador de Goiás Ronaldo Caiado esteve aqui, e este ano estivemos lá em Goiás representando Feira de Santana e a Bahia”, contou.
Questionando sobre os valores de um muar, Janfrey disse que já ouviu falar em propostas de 80 mil reais por um muar de 4 anos, e que o sogro dele tem um de 15 anos, que não vende de jeito nenhum.
“O animal é um bem precioso precisa de todo cuidado, com alimentação principalmente. Na atualidade o muar é um animal de luxo porque com o desenvolvimento do país todo mundo tem uma motocicleta, então, o cuidado com o animal hoje é uma coisa de luxo, é gostar mesmo. É uma paixão que não tem como descrever”, declarou.
Fonte: Acorda Cidade | Redação: Bahia Noticias