O espetáculo infantojuvenil “Dandara na Terra dos Palmares”, produzido pela Arte Sintonia Companhia de Teatro, encerra temporada neste domingo (25), às 11h, no Teatro Módulo, em Salvador. O espetáculo aborda o racismo estrutural no Brasil e resgata a ancestralidade negra. Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/96418) ou no local, no dia da apresentação, por R$60 (inteira) e R$30 (meia).
O espetáculo traz a história de uma sábia criança negra, que luta contra o racismo estrutural, em um linguagem lúdica para crianças, ao revelar a existência de uma heroína africana. Dandara é uma criança que tem sua vida marcada pelo racismo na escola. Após sofrer bullying e preconceito, a criança passa a rejeitar sua origem, inclusive o seu próprio nome.
A produção conta com texto inédito do autor Antônio Marques, sob a direção de Agamenon de Abreu. A peça se inspira na história de uma guerreira negra do período colonial do Brasil que lutou ao lado de um dos ícones da resistência negra no país, Zumbi dos Palmares.
O público se depara com a cena de uma criança, que conhece uma guerreira em um sonho que a transporta para o cenário de luta dos seus antepassados. No sonho, a menina entra em contato com a guerreira Dandara dos Palmares, ícone da força feminina, que a faz amar seu nome e admirar suas raízes.
Com canções originais de Emillie Lapa e Natalyne Santos, o espetáculo conta, no elenco, com as atrizes juvenis Maria Alice Xavier e Yandra Góes; os atores da companhia, Denise Correia, Gilson Garcia e Leonardo Freitas além dos atores convidados Diogo Lopes Filho e Natalyne Santos.
Texto: Helder Azevedo.