A Embaixada do Brasil na Ucrânia anunciou que brasileiros e outros cidadãos latino-americanos poderão deixar Kiev nesta sexta-feira, dia 25, por meio de um trem que partirá às 22h (no horário local) da estação central da capital, com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país. O órgão afirma, no entanto, que os cidadãos que decidirem escolher essa viagem “o farão por conta e risco próprio”.
A embaixada argumenta que terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia. Ainda de acordo com o comunicado no canal do Telegram, publicado pouco antes das 20h no horário local, as condições são instáveis e não é possível sequer garantir a partida ou lugares suficientes. A prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. O representante da embaixada já está na estação para dar apoio ao embarque.
“Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração”, alerta ainda a embaixada. Segundo os primeiros cálculos da ONU e da Comissão Europeia, o número de refugiados já ultrapassa 100 mil pessoas.
Metro1