Aos 33 anos, o zagueiro Edcarlos chega para ser uma das lideranças do jovem elenco do Vitória, que vai brigar pelo acesso na Série B do Brasileiro deste ano. Campeão da Libertadores e Mundial pelo São Paulo em 2005, o jogador foi apresentado, nesta sexta-feira (11), prometendo trazer experiência ao grupo dentro e fora de campo. Segundo ele, muitos atletas atualmente no Leão ainda não passaram por situações de pressão. Em 2018, ele ajudou o Goiás a voltar à elite nacional. “Com experiência, dia-a-dia e conversa tenho certeza que posso agregar muito aos meus companheiros não só dentro de campo como fora também”, afirmou.
Pela experiência vivida no Goiás, Edcarlos deu a receita para o Vitória alcançar o mesmo objetivo ao final de 2019. “É entrar de corpo e alma na competição. Foi a primeira vez que disputei a Série B e, para ser sincero, esperava que seria mais fácil. É uma competição muito dura, muito difícil. Ouso a dizer que é mais fácil você se manter na Série A do que conseguir um acesso na Série B. Então, se você não entrar focado, determinado nisso tenha certeza que pé muito difícil conquistar o acesso”, revelou.
Edcarlos nasceu em Salvador, porém esta é a primeira vez na carreira que ele vai atuar num clube baiano. Ele estreou no profissional em 2003 no São Paulo. De lá cá jogou no Fluminense, Cruzeiro, Grêmio, Sport, além de acumular passagens no futebol de Portugal, México, Coréia do Sul e Paraguai. Segundo ele, a pressão será ainda maior por jogar em casa sob os olhares de amigos e familiares torcedores do Vitória.
“Estou muito feliz. Já tiveram outras oportunidades de vir para cá até para o Vitória, mas terminou que não deu certo por detalhes, e agora, felizmente deu certo. Logicamente que a pressão é dobrada por jogar em casa pelos amigos e familiares que torcem pelo Vitória e a pressãoémaior ainda por resultado. Mas estou muito contente, muito motivado esperando ajudar muito e terminar o ano de forma muito positiva”, disse.
O elenco principal do Vitória, do que Edcarlos faz parte, não entrará em campo nestes primeiros compromissos da equipe. O time sub-23 é que jogará na estreia do time na Copa do Nordeste, marcada para a próxima terça (16), contra o CSA, no Rei Pelé, em Maceió. No Baianão, o primeiro jogo do Leão será dia 24 de janeiro, na visita do Vitória da Conquista, no Barradão. Neste ano, o time rubro-negro vai disputar, além do regional e estadual, a Copa do Brasil e a Série B.
Bahia Noticias