O Projeto Corais de Maré promoveu nesta segunda-feira, dia 30, um debate sobre o fortalecimento da pesca na região de Ilha de Maré, em Salvador, entre os profissionais que tiram o sustento do mar. O III Fórum de Pesca Artesanal reuniu cerca de 30 pescadores, marisqueiras e lideranças para refletir sobre o papel de cada um na promoção da atividade pesqueira na Baía de Todos-os-Santos, além de compartilhar o andamento do projeto. O evento aconteceu na Associação de Moradores, Pescadores e Marisqueiras da Ilha de Maré, Porto dos Cavalos, Martelo e Ponta Grossa.
Realizado pela empresa Carbono 14, em parceria com a Braskem, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Pesca Artesanal de Ilha de Maré (IPA), o Corais de Maré desenvolve uma tecnologia inovadora que promove a restauração de recifes na Baía de Todos-os-Santos, por meio da utilização de plástico e outros materiais reciclados. Com os fóruns, o objetivo é engajar a comunidade despertando o interesse dos moradores em participar ativamente das ações de preservação do meio ambiente.
“Queremos mobilizar e integrar as lideranças comunitárias por meio desses encontros para que façam parte de ações que fortalecem o capital social dos moradores desta área. A participação empodera todos que vivem na região envolvendo pessoas de 18 a 80 anos que tiram seu sustento do mar”, destacou José Roberto Caldas, conhecido como Zé Pescador, CEO da Carbono 14. Nesta edição, participaram também representantes da Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia e estudantes do Instituto de Geologia da UFBA.
ASCOM