Mesmo em tempos de pandemia, pais e cuidadores começam a se perguntar como agradar os pequenos e acertar em cheio na hora de comprar o presente.
Em 2020, a data ganha contornos diferentes, já que, em muitas cidades, as crianças estão em casa há meses. O ensino acontece apenas à distância e em outras localidades os pequenos simplesmente estão sem aulas presenciais ou virtuais. E também estão impossibilitados de brincar por conta do risco de contágio do novo coronavírus. O que aumenta ainda mais a ansiedade das crianças.
Além de ser um feriado católico, em que se comemora Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, 12 de outubro é também uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. De acordo com pesquisa da Boa Vista, em 2019, houve uma alta de aproximadamente 3% nas vendas em shopping em relação a 2018. Apenas no período do Dia das Crianças. Isto significou o maior índice de desempenho de vendas no varejo desde o ano de 2013.
E os números não param por aí. Apenas no ano passado, este mercado movimentou mais de R$ 3 bilhões em números de e-commerce – vendas eletrônicas – de acordo com relatório da Social Miner em parceria com Compre & Confie.
Segundo Denny Heide – jornalista e terapeuta do portal Meu Astro – é importante que a criança viva em um ambiente acolhedor no qual ela consiga ter espaço para desenvolver-se cercada de amor, cuidados, carinho e também de regras e disciplina. E o profissional faz um alerta para que pais e mães não superestimem os agrados materiais.
“O presente físico pode existir mas não é o mais importante na relação com os menores. O agrado complementa ou representa o sentimento já existente na casa. A relação deve ser mais importante do que qualquer brinquedo ou passeio”, afirma.
Mas como sabemos que presentear é bom, se ainda restarem dúvidas na hora de escolher o presente ou a programação para o Dia das Crianças, a astrologia pode ajudar.
“O signo solar fornece pistas sobre o temperamento básico da criança, mas para ser mais assertivo é importante ter acesso ao Ascendente e Lua, além de outras informações que são calculadas apenas no mapa astral de cada um”, explica o profissional.
Pensando em facilitar a vida de pais, tios, padrinhos, professores, avós ou cuidadores, Denny sugere presentes e/ou atividades baseados nas personalidades das crianças de cada um dos 12 signos do Zodíaco.
Crianças de Áries/Carneiro
São as personalidades impulsivas, normalmente agitadas e gostam de presentes ou atividades que mexam com o corpo. E também adoram competir. Vale então qualquer presente que estimule essa área mais entusiasmada da criança ariana. Dicas: bolas, patinetes ou quaisquer jogos, eletrônicos ou não. Essas crianças não costumam ter muita paciência para esperar o presente chegar. Evite promessas.
Crianças de Touro
Os pequenos de Touro são sensíveis e gostam de presentes práticos e que tenham uma utilidade clara. Quebra-cabeças ou jogos que não precisem de muita interação são os mais indicados. Passeios que envolvam lanches ou guloseimas também farão sucesso entre eles.
Crianças de Gêmeos
Os pequenos mais curiosos do Zodíaco vão gostar de tudo o que possa ser montado, desmontado e que não seja nada monótono. Aqui valem presentes que funcionem a pilhas ou baterias. Adoram eletrônicos e também ficam nervosos e ansiosos até que o presente chegue.
Crianças de Câncer/Caranguejo
As crianças de Câncer estão entre as mais sensíveis do Zodíaco. E costumam ser introspectivas. Valem presentes que estimulem a criatividade e a leitura, já que passam um bom tempo sozinhas. Normalmente, gostam de pintar ou desenhar.
Crianças de Leão
Criatividade é palavra-chave para as crianças regidas por Leão. E aqui tem uma dica extra: escolha um presente e conte que você teve de pesquisar, escolher, ir a várias lojas. E invista em um bom embrulho também. Leoninos adoram se sentir especiais. Só não exagere na dose!
Crianças de Virgem
Regidos pelo elemento Terra, os pequenos de Virgem também gostam de brinquedos que tenham uma aplicação prática, que eles possam usar com uma função definida. Jogos, protótipos para montar, fascículos e tudo o que possa ser colecionado está dentro das possibilidades para essa criança.
Crianças de Libra/Balança
Já os pequenos librianos nem sempre sabem o que escolher na hora do presente. Mas também são sensíveis e gostam de partilhar seus brinquedos com outras crianças. Ainda que sejam tímidos, normalmente gostam de brincar em conjunto. Valem então jogos que permitam equipes ou mais de 4 participantes, mesmo jogando on-line.
Crianças de Escorpião
As crianças de Escorpião gostam de brinquedos diferentes, ousados, inspirados em temas como dinossauros ou algo ligado ao terror, séries da TV, magia entre outros temas inusitados. Eles provavelmente vão querer um agrado específico. Neste caso, é melhor ouvir a criança e evitar surpresas.
Crianças de Sagitário
Os pequenos desse signo valorizam mais a experiência da brincadeira do que propriamente o brinquedo em si. Então, você pode investir em um dia de diversão, um passeio, se possível for. O valor importa menos do que estar ao ar livre durante o dia.
Crianças de Capricórnio
São crianças amadurecidas. Então, jogos que estimulem a compreensão da vida adulta ou um valor em dinheiro ou poupança podem ser boas dicas de presentes. E se a grana estiver curta, eles saberão esperar um presente futuro.
Crianças de Aquário
Os pequeninos de Aquário normalmente vão preferir algo que ninguém pensou de imediato. Pode ser um jogo super difícil de ser encontrado ou algo que você só compra sob encomenda. Tudo o que é eletrônico também é válido. E eles adoram brinquedos que estimulam o raciocínio, como jogos de estratégia.
Crianças de Peixes
Também sensíveis, as crianças piscianas podem gostar muito de brinquedos mais tradicionais como bonecas, carrinhos, livros infantis. É importante saber “sacar” qual é a brincadeira preferida da criança no momento, porque nem sempre ela falará. Mas se você errar na escolha, provavelmente ela ficará chateada, mas não demonstrará.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Matéria: Denny Heide/ Portal Meu Astro


Imagem ilustrativa by Esi Grünhagen from Pixabay


Crédito: br.freepik.com 
Foto: Claudio Lima
Arte: Divulgação
Foto: Luiz Carrera/ SECBA
Foto: Divulgação
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joá Souza/GOVBA
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Adriel Francisco
Na foto, Vinicios e Leandro
Foto: Fred Pontes
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Imagem de musiking por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
CEF de Amargosa | Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Image by Chokniti Khongchum from Pixabay
Imagem de
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Jonas Souza
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: João Valadares
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Imagem Ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: Eduardo Andrade/Ascom SDE
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: André Fofano
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Foto: Divulgação/Júnior Rodrigues
Foto: Damilla dos Santos / Divulgação
Imagem de MasterTux do Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: Iara Passos
Foto: Divulgação
Image by congerdesign from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Paulo Cesar Amaral
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil