Foi realizada na cidade de Castro Alves, no Recôncavo baiano, no período de 12 a 16 de março, a quarta edição da FLIPO – Feira literária do Poeta. Com o tema: EM CANTOS E ENCANTOS DA BAHIA e com uma diversificada e intensa programação, o evento que foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu escritores, poetas, artesãos cordelistas, cartunistas, contadores de histórias, jornalistas, pesquisadores e editores. O evento marcou o aniversário do filho da terra, CASTRO ALVES, nascido em 14 de março de 1847, reconhecido como o POETA DOS ESCRAVOS pelo seu grande anseio de abolição da escravatura.
Em sua quarta edição, a FLIPO teve como objetivo de fomento a literatura e a diversidade artística, homenageando o historiador Cid Teixeira que completaria 100 anos neste ano, abordando temas que ressaltam a literatura baiana em sua resistência e ancestralidades, abraçando e respeitando as interfaces da diversidade cultural baiana.

Foto: Maria do Carmo Silva
Lançamentos de livros, oficinas, exposições e palestras temáticas, apresentações culturais tradicionais, musicais, teatrais, performances literárias, exibição de curtas metragens, documentários, e espetáculos de dança integraram a grade da programação que aconteceu no Casarão do Poeta, na Praça Dionísio Cerqueira e outros espaços. O público infantil teve o seu espaço, a FLIPOQUINHA, com contação de histórias e outras atividades interativas específicas para a sua faixa etária.
Professores, estudantes, pais de alunos das redes pública e privada, apreciadores da literatura oriundos da capital e de cidades circunvizinhas compareceram a FLIPO visitando os estandes, participando de palestras e oficinas e interagindo com os escritores que apresentaram suas produções literárias.
Representantes da COGITO editora, da REVISTA ARTPOESIA, REVISTA GERAÇÃO DE 20, estiveram expondo suas produções. A Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon e representantes da SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e comunidades Tradicionais), também estiveram presentes na FLIPO.
Integrantes de uma comunidade religiosa de matriz africana originários, uma comunidade quilombola no município de Santa Terezinha-BA, realizaram na quinta-feira (14) a 1ª lavagem do Casarão do Poeta após percorrerem as ruas. Com cantos eles louvaram a Deus pela celebração da vida em frente a matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Participaram da FLIPO apresentando suas produções literárias dentre outros poetas e escritores, Paula Anias, Aurineide Thethê, Joelma da Silveira Santana Gonzaga, José da Boa Morte, Naiara Peixoto da Silva, Leandro Menezes e Luzitânia Silva.

A poeta, professora, escritora e colunista do TRIBUNA DO RECÔNCAVO, Maria do Carmo, participou da FLIPO apresentando suas obras, RETALHOS DE VIVÊNCIAS, RECOMENDAÇÕES POÉTICAS e LEITURAS E RELEITURAS ao público presente e ressalta: “As Feiras Literárias são como pontes que levam o escritor ao leitor, promovendo a difusão da literatura em sua diversidade de gêneros (Poesia, conto, crônicas), fortalecendo a Cultura Literária local e regional, além de motivar o despertar de futuros escritores.”
Matéria: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo.


Foto: Maria do Carmo Silva


Foto: Paulo Cesar Amaral 
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Dora Sugimoto
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Elka Macêdo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Luciano Almeida
Foto: Cadu Gomes/VPR
Foto: PRF
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Image by StockSnap from Pixabay
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Geraldo Carvalho
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo - ALBA
Ilustrativa | Foto: Haeckel Dias/ Ascom PC
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de silviarita do Pixabay
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Alberto Maraux/SSP
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de James de Castro James por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de bobbycrim por Pixabay
Foto: Mariana Guimarães
Foto: Milena Monteiro Ascom Secti2