O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), pediu a atenção dos Governos do estado e federal para a situação da enchente em Canudos, no nordeste da Bahia. Com o grande volume de chuva que caiu na última quinta-feira, dia 4, à noite na região, o Açude de Cocorobó transbordou e alagou toda a zona rural do município. A cheia prejudicou o sistema de irrigação, também de energia elétrica, danificou as redes de tubulação, causou danos às produções agrícolas e isolou centenas de famílias. A maioria da população está sem acesso à sede do município, por conta da correnteza. Diante do cenário, hoje (05/04) foi decretado estado de emergência na cidade.
Tavares conversou sobre essa situação com o prefeito Jilson Cardoso, que solicitou a ajuda de todos os entes federais e estaduais. “No mês passado celebramos a sangria do açude, depois de 17 anos, garantindo o sustento das famílias, mas dessa vez, o momento é de muita apreensão, pois o grande volume invadiu parte do perímetro, atingindo muitas residências, levando muitos prejuízos. Pedimos atenção, agilidade nas medidas e um plano emergencial ao Governo do estado e do Governo federal, a fim de amenizar o sofrimento da população de Canudos, que neste momento enfrenta riscos e dificuldades, diante dessa enchente que deve impactar a economia”, afirmou, ressaltando a necessidade de união de todas as autoridades e lideranças políticas, com o objetivo de buscar soluções.
Segundo relato do presidente da Associação do Distrito de Irrigação de Vaza Barris, Josedaque Cardoso, a enchente atingiu toda a produção agrícola, lembrando que 70% da atividade econômica do município está ligada ao perímetro irrigado, gerando milhares de empregos. O Perímetro Irrigado Vaza Barris é responsável pelo plantio de tomate, quiabo, pimentão, coco, coentro para sementes, goiaba, milho, feijão e banana, sendo que a banana é a principal cultura.
Ascom.