Segundo a Pesquisa Mobilidade Urbana 2022, a ida ao trabalho ou à faculdade consome 2h diárias da população das grandes metrópoles
Ir às compras de carro, utilizar transporte público para chegar à faculdade ou optar por aplicativos de transporte na ida ao trabalho, são diversas as opções de locomoção nos grandes centros urbanos. Mas, segundo a Pesquisa Mobilidade Urbana de 2022, não importa qual a modalidade escolhida, o brasileiro perde 21 dias por ano no trânsito.
Conduzida pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, o estudo mostra que, por dia, o tempo gasto é de 2h, em média. O levantamento aponta ainda que 28% dos entrevistados perdem de 30 minutos a 1 hora por dia no trânsito e outros 32% levam de 1 a 2 horas para completar os trajetos diários.
Sobre o tempo perdido em engarrafamentos, o estudo indica ainda que é gasto 1hora 04 minutos por dia. Além do desgaste causado pela longa espera nos trajetos diários, o impacto do tempo perdido no deslocamento tem dificultado a manutenção ou obtenção de empregos.
Para o presidente da CNDL, José César da Costa, o tempo que se perde no trânsito impacta diretamente a vida social, o bem-estar e a produtividade do indivíduo. “A mobilidade urbana está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e social de uma região. Neste sentido, como representantes do setor produtivo, queremos abrir a via do debate e das políticas públicas, possibilitando avanços na qualidade de vida das pessoas e no desempenho econômico”, afirma.
Diante deste cenário, muitos trabalhadores têm optado por adquirir imóveis com localização estratégica e a poucos minutos de distância do trabalho. Um exemplo disso é o Terra Dourada Parque Camaçari – condomínio da incorporadora OR, que tem se consolidado como a moradia ideal para os profissionais da região.
Localizado no Bairro Novo, em Camaçari, o empreendimento fica a apenas 6 minutos de distância do Polo Industrial de Camaçari, bem próximo ao centro da cidade, o que possibilita uma locomoção mais rápida para o shopping, farmácias, supermercados e escolas, por exemplo.
“Além do conforto, privacidade e lazer, o Terra Dourada foi estruturado para trazer comodidade aos moradores, com localização estratégica, posicionado próximo ao Polo Industrial, um dos maiores geradores de emprego do país. O tempo gasto no deslocamento para quem trabalha no Polo, por exemplo, será reduzido de forma significativa,” destaca Daniel Sampaio, Diretor Superintendente da OR na Bahia.
ASCOM