O presidente Jair Bolsonaro (PSL) declarou neste sábado (22), que o Legislativo passa a ter cada vez mais “superpoderes” e que quer deixá-lo como “rainha da Inglaterra”, ou seja, que reina, mas não tem poder de governar. “Pô, querem me deixar como rainha da Inglaterra? Este é o caminho certo?”, questionou Bolsonaro, que enfrenta uma turbulenta relação com o Congresso.
O presidente afirmou ter tido conhecimento de um projeto aprovado no Congresso que transfere a parlamentares o poder de fazer indicações para agências reguladoras. “Se isso aí se transformar em lei, todas as agências serão indicadas por parlamentares. Imagina qual o critério que vão adotar. Acho que eu não preciso complementar”, disse Bolsonaro. O mandatário declarou ainda que “o Legislativo, cada vez mais, passa a ter superpoderes” e disse que o pacto entre Executivo, Legislativo e Judiciário deveria ser algo vindo “do coração”.
“Com todo respeito, nem precisava ter um pacto. Isso precisava ser do coração, do teu sentimento, da tua alma”, afirmou o presidente. O presidente deu as declarações na saída do centro médico do Palácio do Planalto, onde realizou exames antes de embarcar para o Japão, na terça-feira (25) para participar da reunião do G-20.
Redação: Metro1 | Fonte: Folha