Baianas de acarajé, símbolos culturais e patrimônios imateriais do Brasil, participaram de uma formação com a temática Mulher: Gênero e Raça, nesta terça-feira (01), em Salvador, realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). A atividade faz parte da capacitação ‘Afroturismo’ promovida pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), em parceria com a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (ABAM); que envolve diferentes abordagens e aconteceu no auditório da Setur, em Salvador.
O objetivo foi de fortalecer a identidade cultural das baianas e promover a conscientização sobre diversas questões, a exemplo de gênero, raça e enfrentamento à violência. A formação foi ministrada pela coordenadora de prevenção à violência da SPM, Francileide Araújo, para 200 baianas, em duas turmas, nos períodos da manhã e tarde. A iniciativa visa o aprimoramento da qualidade dos serviços oferecidos pelas baianas.
A formação, que acontece desde o início de setembro e segue até o dia 13 de outubro, já contemplou aulas sobre higiene e manipulação de alimentos, qualidade no atendimento, empreendedorismo, preparação de indumentárias, montagem de tabuleiros, uso de maquiagem e até orientações sobre abertura de microempresas individuais (MEI).
Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Ascom/SPM