A temporada de vôlei de 2023 irá decidir as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Paris, no ano que vem, e o clima das competições somado ao calor de verão mobilizaram a população. Segundo dados da Ibope Repucom, em 2022, cerca de 96 milhões de internautas adultos no País se declararam interessados em vôlei — número 113% maior na comparação com 2013.
O destaque do esporte gera engajamento das comunidades, que são estimuladas a promover partidas entre amigos e familiares.Como explica o professor do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, Eduardo Diel, a prática da modalidade esportiva é capaz de trazer benefícios para o corpo e para a mente. “Além de auxiliar na perda de peso, o esporte fortalece o corpo, trazendo benefícios para o sistema cardiorrespiratório. O fato de ser um jogo em equipe também trabalha o senso de coletividade e a cooperação”, afirma.
O voleibol aumenta a taxa metabólica e fortalece o corpo, principalmente os membros superiores, como braços e ombros. “É um esporte completo, que além dos benefícios em relação a coordenação motora e capacidade aeróbica, também modela e tonifica o corpo”, afirma. O professor da Anhanguera ainda reforça os ganhos para o sistema cognitivo, uma vez que as tomadas de decisão precisam ser feitas rapidamente durante o jogo.
Confira dicas do especialista para preparar uma partida:
Partida. Os sets das partidas são finalizados após uma das equipes completar 25 pontos com 2 acertos de vantagem — caso aconteça empate de 24 a 24, o jogo segue até que haja essa diferença. Cada ponto é realizado em um período curto chamado de rally e a disputa se encerra após um dos times vencer 3 sets, em até 5 tentativas.
Time. A equipe clássica do vôlei de quadra é composta por seis jogadores, divididos em duas fileiras: três pessoas no ataque, próximos à rede, e os outros três na defesa, no fundo da quadra. Um rodízio em sentido horário acontece sempre que um time receber o saque depois de vencer um rally contra o outro.
Movimentos. O jogo se inicia com o saque, feito por quem fica na ponta direita do fundo da quadra. A manipulação da bola acontece por meio de toques (contato delicado com as mãos), manchetes (rebate com os antebraços) e cortadas (batida em alta velocidade).
Pontuação. A arbitragem irá conceder o ponto quando uma equipe lançar a bola para os adversários, por cima da rede e em até 3 toques, e fazer com que ela caia no lado oposto da quadra, sem ultrapassar os limites do espaço.
Infrações. Erros de uma equipe configuram como pontos aos adversários e acontecem quando: o jogador rival encosta na rede; o outro time faz mais de 3 toques na bola; há um toque prolongado na bola (condução); há invasão da quadra adversária; e quando uma pessoa posicionada no fundo da quadra ataca no espaço de 3 metros a partir da rede.
Anhanguera