A cidade de Aratuípe localizada no Baixo Sul da Bahia realizou no período de 23 a 26 de novembro de 2023 a 3ª edição da FLITA – Festa Literária de Aratuípe, tendo como curadora Meg Heloise. Uma vasta Programação pautada no tema LITERATURA E MEMÓRIA, congregou atividades de variadas expressões culturais local e regional, envolvendo artistas produtores de literatura, música, artesanato, teatro, reunindo centenas de participantes incluindo os estudantes das escolas públicas que apresentaram suas produções artísticas em stands e participaram de apresentações musicais, teatrais, recital e espetáculos de dança.
Escritores, poetas, pesquisadores e produtores culturais das mais diversas áreas marcaram presença na FLITA participando de mesas literárias, lançamento de livros, oficinas, rodas de conversa com temáticas diversas, ressaltando dentre outras, narrativas, memórias, saberes ancestrais, literatura infantil, cultura literária e mídias sociais, empreendedorismo literário e empoderamento negro. A FLITINHA, espaço dedicado ao público infantil foi palco de contação de histórias, apresentações musicais e teatrais, sarau poético, dramatizações e Quiz literário.
Na tarde de sexta-feira (24), a Professora, poeta, escritora e colunista do TRIBUNA DO RECÔNCAVO Maria do Carmo, apresentou o seu novo livro LEITURAS E RELEITURAS no espaço da Biblioteca Professor Roque Barata em Lançamento coletivo juntamente com as escritoras Carla Brito, lançando a sua obra poética SINTO e Daiana Quelle, lançando a sua obra na categoria romance, NAS REDES DA VIDA contemplando um público de estudantes, professores, escritores e visitantes.
Ao Portal TRIBUNA DO RECONCAVO, Maria do Carmo enfatizou a importância das Feiras Literárias, considerando um alicerce para o fortalecimento da Cultura Literária, reconhecendo estes espaços como essenciais ao incentivo ao hábito da leitura e da escrita, independente da faixa etária e consequentemente para o despertar de novos e futuros escritores, ressaltando que em uma década de participação em Feiras Literárias tem adquirido um acervo de conhecimentos e experiências literárias, o que tem contribuído de forma significativa para a sua trajetória de escritora e poeta.
Participaram da FLITA o poeta aratuipense Edilson Teixeira Espínola, Ionã Scarante, Valdeck Almeida, Fernanda Carvalho, Sandra Roza, J. C. Vaz, Rita Queiróz, Katiana Rigaud, Anderson Shon, Palmira Heine, Jovina de Souza, Paula Anias, entre outros. Estiveram também no evento a Fundação Pedro Calmon com o Projeto da Diretoria do Livro e Leitura, e os editores José da Boa Morte da REVISTA CULTURAL ARTPOESIA e Ivan Almeida da COGITO EDITORA.
Matéria: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo.