Alunos do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, na Ribeira, em Salvador, realizaram um mutirão de limpeza na Praia da Penha nessa sexta-feira, dia 21. A atividade, realizada no Dia Mundial da Água, teve como objetivo alertar sobre a preservação desse elemento essencial à vida no planeta.
A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Sara Santos, ressaltou que a pauta ambiental se faz necessária em todo o processo formativo dos estudantes, tanto que, neste ano letivo, a sustentabilidade será trabalhada em todas as áreas do conhecimento do currículo escolar.
“Não há vida sem água e, nesta perspectiva, eles precisam, enquanto estudantes, dentro do processo de construção da cidadania, se conscientizar desta questão e compreender que cada ação, mesmo que seja pequena, irá impactar não só na sua própria vida, como também na de todo o planeta”.
Sara Santos destaca, ainda, a importância da praia para a comunidade da Cidade Baixa, onde um número expressivo de famílias vive da pesca, do que o mar oferece. “Por que se conscientizar da importância de não sujar esse ambiente? Existe uma interligação entre o rio e o mar. Então, o lixo que é descartado indevidamente, aqui, será levado pelas correntes para outros locais, inclusive desembocar nos rios de onde vem a água que consumimos”, complementou.
Mateus Nascimento, 20 anos, líder de classe do colégio na Ribeira, que está finalizando o Ensino Médio, considera a iniciativa importante para despertar sobre a necessidade de preservar um bem tão precioso à vida.
“Se a gente não se conscientizar a respeito da água, haverá um momento em que não a teremos para suprir nossas necessidades. No meu dia a dia, morando à beira mar, aqui na Cidade Baixa, percebo que as pessoas não estão atentas a isso, deixando as praias muito sujas e isso degrada o nosso mar e, é claro, reflete em todo o meio ambiente”, alerta Nascimento.
A estudante Cláudia Raquel dos Santos, 16 anos, também do 3º ano do Ensino Médio, considera o mutirão de limpeza necessário, que deveria ser uma ação constante ao longo do ano para a preservação do ecossistema não só na Ribeira, como em toda a cidade.
No interior da Bahia, em 17 municípios, 39 unidades escolares também realizaram atividades alusivas ao Dia Mundial da Água.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: SEC.