Os agricultores da Associação Unidos Boa Vista (AAUBV) em Acajutiba, no Leste da Bahia, aumentaram a produção de coco visando atender a alta demanda do verão. Esse crescimento se deve aos incentivos do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que destinou recursos para a compra de adubos e corretivos de solo, mudas certificadas e equipamentos de tratos culturais, além de assistência técnica e extensão rural (Ater).
Raimundo de Carvalho Moreira, que possui cerca de 360 coqueiros, falou que estava tirando uma faixa de 5 mil cocos de 45 em 45 dias e agora está tirando até 8 mil em 30 dias. Raimundo vende tanto na região quanto para uma fábrica de coco verde em Acajutiba, que adquire lotes a cada 15 dias. Já Celene da Conceição Santos falou que sua renda familiar melhorou muito, porque ela não tinha como comprar os insumos necessários. ‘Meu marido está doente, e eu ajudo a pagar as contas com o dinheiro dos cocos’, disse.
Com a produção crescente e a chegada do verão, a água de coco se torna uma opção refrescante e saudável para os baianos enfrentarem o calor. A presença constante deste fruto nas prateleiras, mercados e feiras populares da região permite que a população tenha acesso a uma bebida natural e cheia de benefícios, especialmente para hidratação.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Ascom CAR.