A infraestrutura montada em Salvador para a participação do presidente Lula (PT) no desfile do 2 de Julho desta terça-feira, dia 2, com a instalação de grades na região da Soledade, prejudicou a mobilidade do percurso e “espremeu” a população em uma faixa mais estreita da via.
Presente no cortejo, o deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), criticou o formato adotado neste ano.
“Lula será sempre bem-vindo à Bahia, mas o planejamento para o mínimo conforto da população não foi feito e acabou prejudicando e até machucando crianças como presenciei”. Segundo Sanches, o reforço no policiamento ostensivo dedicado à operação presidencial também congestionou acessos desde o início da cerimônia.
“Me chamou muito a atenção a quantidade de policiais de alta patente já no cercado colocado no carro do caboclo, o que inclusive dificultou e muito a entrada de autoridades. No caminho, a colocação de grades para isolar o presidente Lula na saída do circuito espremeu todo mundo que queria fazer o trajeto até o Pelourinho”, afirmou.
“O 2 de julho é dia de reverenciar os heróis da independência, fortalecer a importância do povo baiano corajoso, guerreiro e trabalhador. É uma festa do povo e, por isso mesmo, o povo deve ser bem tratado”, emendou.
Fonte: Bahia.ba