Para conhecer destinos de Castro Alves, no Recôncavo Baiano, bem como seus atrativos e serviços turísticos locais, um grupo formado por visitantes profissionais do turismo e gestores locais realizou uma famtour no último dia 22 de novembro. Famtour são viagens de familiarização em que agentes de viagens, representações do setor turístico e gestores podem conhecer de perto os produtos e serviços turísticos de um destino, bem como sua história e cultura.
A iniciativa foi da Prefeitura Municipal de Castro Alves (PMCA), junto à Inspira Turismo. A PMCA conta com o apoio do Sebrae desde a formatação da rota de turismo religioso, desenvolvido ainda em 2021.
Com pouco mais de 24 mil habitantes, Castro Alves fica a cerca de 195 km da capital baiana e agrega atrativos turísticos como os Montes São Roque e Santo Antônio, a Capela e Memorial Santa Dulce dos Pobres, a Igreja de São José do Jenipapo – edificação jesuíta construída em 1704 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – além de experiências culturais, como o projeto de música da Escola de Arte e Saber José Oliveira.
“A participação do Sebrae na formatação da experiência do turismo religioso em Castro Alves estimula o desenvolvimento regional. O roteiro é uma alternativa de diversificação e competitividade da oferta turística na região”, destacou a analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Jamile Andrade.
Além dos moradores locais representando a gestão pública e o segmento turístico do município, participaram de forma expressiva profissionais que integram o Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Bahia (Singtur-BA). O grupo seguiu para Castro Alves, juntamente com a presidente do Singtur-BA, Rivanete Rodrigues.
Foram visitados pontos como a praça da Liberdade, onde está fixada a monumental estátua do poeta; a Capela de São José do Genipapo situada no distrito de Jenipapo a 12km da sede; Igreja Matriz; Montes São Roque e Santo Antônio com vistas panorâmicas da cidade; e outros atrativos. O principal templo católico é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que tem estilo neoclássico e está situado na praça Dionísio Cerqueira e que foi recentemente revitalizado.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o Casarão do Poeta, também foi um dos espaços visitados pela expedição, que teve ainda a participação da consultora Taís Gaspar, do médico castroalvense cuja família reside na “Terra do Poeta”, Fabrício Nascimento, da economista Laura Souza, da professora e pesquisadora Júlia Santos, da agente de viagens Candice Cantolino e do empresário Luiz Augusto Leão Costa – este último representando a Shalom Viagens e Turismo.
O Casarão do Poeta é um imóvel do século XVIII, tendo seu valor histórico, sobretudo, devido à produção literária do poeta Castro Alves. O local é aberto à visitação e atrai milhares de turistas e visitantes anualmente durante a Feira Literária do Poeta Castro Alves (FLIPO).
Rota turística
Intitulada “Fé, Esperança e Caridade na Terra do Poeta”, a rota turística construída por meio de uma consultoria com o Sebrae e a empresa Cria Rumo completou, no último mês de novembro, 2 anos de criação. O roteiro busca evidenciar o potencial religioso do município sem deixar de lado valores culturais da “Terra do Poeta”.
A construção do roteiro também contou com o apoio de parceiros como a Igreja Católica, Sala do Empreendedor, secretaria de Empreendedorismo e secretaria de Cultura e Turismo.
Serviço
O roteiro turístico já funciona, mas segue se aprimorando. Em 2024, também em parceria com o Sebrae, haverá uma formação para monitores e monitoras que poderão conduzir visitas guiadas aos atrativos do roteiro. Por enquanto, quem desejar visitar os pontos turísticos e experiências de forma guiada pode procurar a secretaria de Turismo pelo Instagram @secultppd.pmca.
ASCOM-SEBRAE.