Após a vitória de Carlos Sainz no Gran Prix de Singapura deste domingo, dia 17, a Ferrari encerrou os 434 dias sem vitórias, desde o GP da Áustria em 2022. O piloto espanhol foi o primeiro não-RBR a vencer nesta temporada de 2023. Os três pilotos do pódio cruzaram a linha de chegada separados por menos de 1s, sendo Lando Norris (McLaren) o segundo e Lewis Hamilton (Mercedes) o terceiro, após seu companheiro, George Russel, sofrer uma batida no muro da curva 7, na volta final.
Max Verstappen, até então invicto, e Sergio Pérez, ambos pilotos da RBR, largaram, respectivamente, em 11º e 13º, e terminaram em sexto e nono. Foi a primeira corrida sem a dupla no pódio desde o GP de Bahrein de 2022.
Já o segundo piloto da escuderia italiana, Charles Leclerc, herdou a vice-liderança na largada, mas foi prejudicado por um pit stop lento, após safety car acionado pela batida de Logan Sargeant (Williams) na volta 19, o que levou Russell e Norris a entrarem de vez no jogo com Hamilton correndo por fora.
O monegasco até retornou ao top 3 com a troca de pneus das Mercedes na volta 44, mas foi superado pela dupla nas voltas seguintes. Ainda assim, Sainz pôs um fim na sequência de 15 vitórias da RBR (entre Abu Dhabi em 2022 e a Itália, 15 dias atrás).
Redação: Pietra Dantas/ Tribuna do Recôncavo.