O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na quarta-feira, dia 28, os primeiros dados oficiais do Censo Demográfico 2022, com destaque para o número de habitantes em cada unidade federativa. De acordo com os números, Santo Antonio de Jesus teve um aumento de 13,18% em sua população entre 2010, quando foi realizado o último Censo, e a atual contagem do IBGE, saindo de 91.057 para 103.055 habitantes.
O crescimento populacional é importante porque pode garantir mais recursos para o município, principalmente através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é calculado também a partir do número de habitantes de cada cidade. Os vereadores santantonienses comemoraram a informação, afirmaram que já esperavam esse aumento da população, mas disseram acreditar que esse número seja ainda maior. Abaixo, as opiniões de alguns dos edis.
Para o presidente da câmara, Chico de Dega, o crescimento da população é de grande importância. “O município não perde receita, eu não sei dizer se será incrementada receita a mais porque já tinha uma base de estimativa. Mas é de grande importância porque sustenta a arrecadação do município e a gente percebe que Santo Antonio de Jesus, por ser a ‘capital do Recôncavo’, nós vemos o desenvolvimento da cidade. Agradecemos muito a todos aqueles que contribuem com nossa cidade, principalmente as universidades, tanto públicas quanto privadas, que têm segurado essa população aqui no nosso município e que são grande vetor para o crescimento populacional na nossa cidade.”
Tia Adriana – vice-presidente: “A gente acredita até que possa ter uma quantidade a mais que o calculo do Censo. O IBGE teve uma dificuldade em suas pesquisas. Nas casas onde batiam muitas pessoas não estavam presentes, outras omitiram número de pessoas dentro da residência, devido a questão do auxílio emergencial que foi dado na época da pandemia. Mas de 2010 para 2023 somente essa quantidade. Eu acho que ainda há um número maior do que o cálculo do IBGE devido a essas dificuldades. Mas é importante o resultado porque a gente sabe que os investimentos, as verbas, emendas federais e estaduais são também destinadas pelo número de habitantes do município.”
Doutor Gil – 1º secretário: “A gente sabe que quanto mais população cadastrada mais se recebe renda e mais a cidade é vista como realmente ela é ‘a capital do Recôncavo’. Santo Antonio de Jesus com a pujança que tem na área de comércio, na saúde, que é um polo, e também com essas grandes universidades, atraiu muito mais pessoas aqui para a cidade. As indústrias e o comércio puxaram muita gente para vir morar aqui porque a qualidade de vida de Santo Antonio de Jesus é muito boa.”
Cau de Dodô – 2º secretário: “Muito positivo esse crescimento da ordem de 13% e isso traz mais recursos e mais renda para o nosso município. Eu ainda acredito que tem muito mais do que isso, do que 103.055 habitantes em nossa cidade, mas a gente acompanhou a dificuldade do pessoal do Censo. As pessoas acabaram, por receio de perder algum benefício, não passando as informações corretas. Infelizmente nosso município perde com isso, porque eu acredito, a gente que vive no dia-a-dia nas ruas, nos bairros, que a população é um pouco a mais que isso aí. Mas ficamos felizes por, em 12 anos, esse crescimento de 13% e que venham mais recursos, mais desenvolvimento para a nossa cidade em todas as formas. A gente parabeniza aqui o pessoal que fez esse trabalho importante para a nossa cidade e para o nosso país.”
Altemir Policial: “Esse aumento é significativo, uma vez que a cidade vem ofertando melhorias e inovações na saúde, aumento da qualidade de vida, maiores números de empregos. Esse trabalho tem um apoio tanto do poder público, municipal e estadual, quanto do comércio que ajuda e muito no crescimento da população, pois a cidade é polo comercial do Recôncavo e isso tem contribuído para esse aumento.”
Doutor Caíque: “Eu ainda considero um aumento tímido. A gente vê alguns estudos mostrando que a população, por conta dos benefícios sociais que estão recebendo, acabou, por muitas vezes, até omitindo alguns dados, o que veio prejudicar Santo Antonio de Jesus. Eu vejo Santo Antonio de Jesus com uma população que ultrapassa mais de 120 mil habitantes, mas se houve um dado oficial a gente tem que respeitar esse dado oficial que é do IBGE, mas nos deixa feliz que Santo Antonio de Jesus continua no polo do crescimento.”
Cristiano Sena: “Primeiro lugar parabenizar os agentes do IBGE que fizeram esses levantamentos aqui na nossa cidade. Eu acho que foi muito importante essa pesquisa porque mostrou o resultado positivo significativo. Isso é fruto de um povo acolhedor, ordeiro, trabalhador. Toda a sociedade tem participação nesse aumento do crescimento da população de Santo Antonio de Jesus. Isso só faz potencializar o município a cada dia, que vai se consolidando como uma das grandes cidades do nosso interior da Bahia. Foi muito interessante a gente ter o conhecimento de que a cidade está avançando não só em estrutura física, mas também no número de população.”
Dalva Mercês: “Esse aumento tem uma importância muito grande. Isso vai gerar recursos para o município, vai gerar mais investimentos, então a população é quem ganha com isso. Vi que aumentou para 103.055 habitantes, mas nós sabemos até que tem mais, a população é bem maior, mas pelo menos aumentou 13% e isso é muito importante para a economia do município.”
Morão: “Fico feliz em saber que nossa cidade teve um crescimento populacional significativo, pois isso indica que estamos oferecendo boas oportunidades para os moradores da nossa querida Santo Antônio de Jesus. É importante ressaltar que esse crescimento também traz muitos benefícios para a periferia da nossa cidade, onde muitas vezes há maior necessidade de investimentos em infraestrutura, saúde, educação e segurança. Minha responsabilidade como representante do povo é garantir que esse desenvolvimento seja equilibrado e abranja todas as regiões da cidade, para que todos os moradores possam desfrutar de uma melhor qualidade de vida.”
Ito da Kanal Mix: “Primeiro quero parabenizar o IBGE porque é muito importante essa correção (no número de habitantes). Agora com 103 mil, sabemos que talvez tenha mais, mas é um passo muito importante para a nossa cidade porque vai gerar mais recursos e o prefeito terá mais condições de trabalho para a nossa população.”
Uberdan Cardoso: “Eu acho importante, embora não sei se o Censo consegue identificar uma realidade nossa. Eu tenho muitas dúvidas sobre o Censo. Eu não tenho dúvidas quanto a ciência, os critérios quem é da área sabe muito mais do que eu, mas é porque Santo Antonio de Jesus tem um movimento pendular muito forte. Tem muita gente que presta serviço ou vem desfrutar dos serviços aqui, então é difícil modular essa população daqui. Mas é um avanço. O que nós precisamos mais do que ter a noção absoluta da população da cidade é ter a condição de minimizar a pobreza, a miséria, de atender a quem mais precisa, a cidade é muito desigual ainda, então o Censo precisa ser mais do que um número absoluto, precisa ser um instrumento de entender como fazer política pública que melhore a condição de quem mais precisa.”
ASCOM.