O Hospital Materno-Infantil, em Ilhéus, no Litoral Sul baiano, passará a ser administrado de forma direta pelo governo do Estado. Com isso, os 179 servidores da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), cedidos ao município de Ilhéus, serão reincorporados ao quadro estadual imediatamente e serão realocados para atuar na unidade.
De acordo com a Sesab, a decisão assegura os proventos integrais dos servidores estaduais e também garante a abertura da unidade com maior celeridade. A retomada da gestão por parte do estado acontece após um pacto com a gestão municipal de Ilhéus. Segundo a secretaria da Saúde, um acordo firmado em 2019 previa que após a conclusão da reforma e ampliação, o Hospital Materno-Infantil seria cedido ao município de Ilhéus, porém, após análise do impacto dos custos da operação sobre o orçamento municipal, foi identificado que seria difícil para a prefeitura assumir a gestão.
A unidade contará com UTI neonatal e pediátrica e será referência para toda a região sul em cirurgia pediátrica e parto de alto risco. O hospital servirá ainda como campo para o desenvolvimento do ensino (formação acadêmica e capacitação multiprofissional) e da pesquisa (produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde).
Bahia Noticias