É comum no mês de junho bater aquela vontade de saborear os pratos típicos dessa época. Bolo de milho, canjica, amendoim, licor e mugunzá, são alguns dos pratos servidos para comemorar o São João e o São Pedro. Infelizmente, a pandemia da Covid-19 ainda não acabou, então participar de grandes festas ainda não é possível. Mas, nada impede de aproveitar as comidas típicas do período dentro de casa, e ainda controlar o peso e manter a saúde.
Os especialistas alertam que não precisa desespero! Fazendo as escolhas certas, as opções poderão ser saborosas e saudáveis, sem comprometer o peso. O amendoim é um ingrediente típico, rico em potássio, magnésio, zinco, proteína e gordura monoinsaturada (benéfica ao organismo).
“Algumas iguarias feitas com o amendoim podem conter grande quantidade de açúcar, como o pé de moleque (490 Kcal em 100g) e a paçoca (150 Kcal em 30g). Sendo assim, deve ser consumido com moderação”, explica o nutricionista Gabriel Pacheco. O milho é fonte de energia, de fibras e é o mais tradicional alimento da maioria dos pratos juninos, seguido pela mandioca.
“Cuidado com o seu consumo em excesso, em especial quando associado com gordura, a exemplo da manteiga, utilizada no milho cozido ou na pipoca”, acrescenta. A tapioca é outro alimento muito consumido e pode ser ingerida doce ou salgada. Por ser produzida a partir da mandioca, é rica em carboidratos e possui alto teor energético. “O melhor é sempre optar por recheios com proteínas ou gorduras boas, como queijos brancos e/ou coco seco ralado”, alerta Gabriel.
Nas festas juninas, além das comidas, os licores também são muito populares e podem se tornar grandes vilões. Além do teor alcoólico, são adicionadas as calorias do açúcar, que pode deixar a bebida com quase 150 Kcal em uma dose de apenas 50 ml. A moderação sempre será a melhor saída. “Dá pra curtir esse período saboreando bem as iguarias juninas. A melhor recomendação é não esquecer os hábitos de uma vida saudável como a hidratação, mastigar bem os alimentos e optar sempre por alimentos mais naturais”, aconselha o nutricionista.
Além disso, a dica é buscar o equilíbrio. Como esse ano os cuidados devem ser redobrados por conta da pandemia, Guilherme Reis incentiva a prática de exercícios para ajudar a reduzir efeitos dessa alimentação mais farta. “Uma excelente saída é um treino mais intenso de musculação, ou um aeróbico com consistência – como uma esteira, uma bike ou até mesmo uma corrida na rua, com máscara!”, aponta Guilherme.
*Esse conteúdo foi produzido com a colaboração de Gabriel Pacheco (nutricionista da Rede Alpha Fitness) e Guilherme Reis (Coordenador da Rede Alpha Fitness).
Matéria: Christiane Midlej/ Pipa Comunicação


Imagem de Elivelton Nogueira Veto por Pixabay

Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Arquivo Pessoal 
Imagem de Colin Behrens por Pixabay 
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Imagem de Sambeet D por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Thomas G. de Pixabay
Imagem de Vishnu R por Pixabay
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de StockSnap por Pixabay
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Imagem de James de Castro James por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann da Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Felphs Oliveira/EC Vitória
Imagem ilustrativa de ktphotography por Pixabay
Video
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Foto: André Fofano
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem por jeferrb do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA
Foto: Paulo Mocofaya/ Agência ALBA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução Redes Sociais
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Imagem: WhatsApp Mídia Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
PC
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Video
Foto: Rebeca Falcao SeagriBA
Video
Foto: Deivison Trindade
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Bahia10.Com.Br
Video
Image by WikimediaImages from Pixabay
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Arquivo Pessoal
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
PM
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Foto: Tatiana Azeviche Ascom Setur
Arquivo Pessoal
Imagem de congerdesign por Pixabay
Foto: Tiago Queiroz/ Ascom SeturBA
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ tribuna do Recôncavo
Image by LensPulse from Pixabay
Imagem de Hatice EROL por Pixabay
Imagem de Tumisu por Pixabay
Imagem de intographics por Pixabay
Foto: Emerson Santos
Imagem ilustrativa por lupe02 do Pixabay
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Tiago Dantas Seagri/BA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: André Fofano