Uma pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) revelou que existem hoje 424 milhões de dispositivos digitais em uso no Brasil. Em relação à quantidade de smartphone, a pesquisa aponta mais de um por habitante em uso no país. Ao todo, são 234 milhões de smartphones. E ao adicionar notebooks e tablets, são 342 milhões de dispositivos portáteis em junho 2020, ou seja, 1,6 dispositivo portátil por habitante.
Esses dados mostram o enorme potencial e espaço que empresas têm para captar novos clientes através da tela. Segundo Felipe Caezar, um dos maiores especialistas em integração de mapas e listas do país, cofundador da startup HubLocal, existe um grande potencial desperdiçado pelas empresas com clientes que estão próximos. Isso porque muitas vezes o cliente faz uma busca na Internet e não acha o produto que quer e acaba se deslocando mais.
“Acredito que seja uma escolha óbvia para todos consumirem algo que estão buscando perto do local onde está sendo feita a pesquisa, sem precisar se deslocar tanto. Se eu achar um remédio, por exemplo, com preço competitivo perto da minha casa, eu não vou fazer um deslocamento grande atrás do mesmo produto. Ou se eu estiver indo para uma festa e quiser comprar um vinho, eu vou procurar o local mais próximo para essa compra. Por isso é importante que quando a pessoa faça pesquisa ela ache o seu produto ou serviço na primeira busca. O problema é que nem sempre as empresas sabem como ganhar essa evidência dentro do ambiente digital e perdem clientes potenciais”, observa o executivo, acrescentando que as buscas contendo o termo “perto de mim” estão em vertiginosa ascensão.
Felipe fala também que com o surgimento de novas tecnologias e o acesso rápido às informações está transformando a forma como as pessoas determinam em quais locais irão gastar seu dinheiro, dessa forma celular na mão é sinônimo de oportunidade. “Basta uma breve pesquisa no Google para perceber como a ferramenta de buscas se transforma em um verdadeiro portfólio de empresas, apontando quais são as mais bem avaliadas e aquelas que estão próximas de você, facilitando muito o processo de decisão que o consumidor passa no momento de escolher um estabelecimento comercial ou prestador de serviço”, aponta.
Para ajudar as empresas a se destacarem e captar mais clientes no ambiente digital, Felipe dá cinco dicas de como utilizar de forma eficiente mapas e listas da internet.
Dica 1: Confirme se seu Nome, Endereço e Telefone (que chamaremos de NET) é o mesmo em toda a web. É muito comum empresas serem cadastradas por diferentes usuários nos mais distintos mapas e listas da internet, dessa forma é de suma importância confirmar se o seu NET está correto não só no Google Meu Negócio, mas também em todos os seus perfis nas mídias sociais e diretórios online. Se o Google encontrar informações conflituosas para o seu negócio, ele pode não atribuir nenhuma das informações a você. Ou pior: você pode ser penalizado.
Dica 2: Fortaleça a sua relevância local no seu segmento de mercado. Ciente da importância que a geolocalização está ganhando no mercado consumidor, o Google desenvolveu um algoritmo para otimizar a relação entre empresas e consumidores próximos. A tecnologia “Nearby” permite que as pessoas encontrem serviços e informações sobre os arredores num raio de 30 metros sem o uso de nenhum aplicativo. Basta o sistema operacional Android para efetuar algumas ações, como encontrar lojas, reservar uma mesa em um restaurante ou interagir com pessoas próximas. Contudo, para sua empresa aparecer ela precisa estar com todas as informações atualizadas e constantemente monitoradas. O Google permite uma série de ações para isso, os quais podemos citar: Envio de conteúdos e ofertas relacionados ao negócio; Auxílio para explorar os produtos e serviços; Envio de links de perfis em redes sociais e outros;
Dica 3: Esteja presente de forma gerenciada e otimizada em todos os principais mapas e listas da internet. Parece óbvio, mas segundo estudo realizado pelo Boston Consulting Group em parceria com a Google, 98% das empresas não estão presentes em todos os canais digitais que deveriam estar de forma correta e gerenciada. Google Meu Negócio, Facebook Places, Yelp, Foursquare, Waze, LinkedIn, Bing Maps e Apple Maps são alguns dos mapas mais recomendados para você está realizando um cadastro da sua empresa. Mas se realmente deseja estar em TODOS, uma boa dica é usar ferramentas que te auxiliam nesse trabalho como a HubLocal que adiciona sua empresa de forma única e todos de uma forma única e te dá todo o auxílio para realizar a validação necessária de cada plataforma.
Dica 4: Obtenha mais avaliações e as responda. Ter boas avaliações sobre os seus produtos ou serviços nas plataformas de mapas e listas fará a sua empresa se tornar referência no seu segmento. Além disso, responder todas as avaliações sejam elas positivas ou negativas permitirá que o algoritmo do Google identifique sua empresa com mais relevância na proximidade, pois para ela sua empresa está mais atualizada e interagindo mais com o seu público, dessa forma tornando a sua empresa mais visível.
Dica 5 – Capriche nas fotos, afinal uma imagem vale mais que mil palavras. Neste sentido, é de suma importância enriquecer todos os registros da sua empresa nos mapas e listas da internet, com conteúdos que representem bem a qualidade da sua marca com texto claro e atraente, assim como uma excelente imagem, que vai ser a primeira coisa a chamar atenção. Uma pesquisa realizada pela Ipsos Mediact em parceria com a Google informa que empresas que divulgam conteúdos e fotos relevantes em seus registros locais têm o dobro de probabilidade de gerar interesse e atrair clientes próximos. Para isso é necessário que a empresa invista em fotografia de qualidade, contratando profissionais adequados para entregarem o melhor resultado possível.
Para conhecer a HubLocal acesse: hublocal.com.br
Matéria: Isabel Sena/ Hochmuller Multimídia


Image by 3D Animation Production Company from Pixabay


Foto: Paulo Cesar Amaral 
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Dora Sugimoto
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Elka Macêdo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Luciano Almeida
Foto: Cadu Gomes/VPR
Foto: PRF
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Image by StockSnap from Pixabay
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Geraldo Carvalho
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo - ALBA
Ilustrativa | Foto: Haeckel Dias/ Ascom PC
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de silviarita do Pixabay
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Alberto Maraux/SSP
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de James de Castro James por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo