Em 2020 a eleição municipal de Jequié (BA), no Médio Rio de Contas, é marcada por um embate principal entre dois partidos integrantes da base aliada do governador Rui Costa no estado: o PP e o PSD. As siglas estão entre as que concentram o maior número de prefeituras e deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O Progressistas, do vice-governador João Leão, tem como nome na disputa o deputado estadual Zé Cocá. Já o PSD, dos senadores Otto Alencar e Angelo Coronel, briga pela cadeira do Executivo de Jequié através de Dr. Fernando.
Os mais de 108 mil eleitores jequieenses vão escolher entre cinco nomes o novo gestor da cidade. A lista inclui estreante e figuras já experientes em eleições. A disputa pela prefeitura tem ainda James Meira (Patriota), o ex-vereador Pé Roxo (Psol) e a ex-vice prefeita Rita Rodrigues (PCdoB). O ex-deputado estadual Ton Legal (PRTB), está inscrito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas no último fim de semana declarou apoio ao candidato do Patriota.
Deputado estadual de primeiro mandato, Zé Cocá é apadrinhado pelo governador e a primeira-dama Aline Peixoto. O progressista foi duas vezes prefeito de Lafaiete Coutinho, e nas eleições deste ano angariou alianças tanto com partidos da base de Rui, quanto com o maior adversário do chefe do Executivo baiano, o DEM. A coligação conta ainda com PT, PSDB, Podemos e PV.
Dr. Fernando entra na disputa em uma chapa puro sangue e com alianças firmadas com MDB, PSC, Avante, Solidariedade, Republicanos e PMB. O candidato é apoiado pelo deputado federal Antonio Brito (PSD). O pleito de 2020 é o terceiro que ele concorre à prefeitura de Jequié. Em 2014 o médico tentou uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia, sem sucesso.
Estreante em eleições, o candidato James Meira é servidor público e se coloca como representante da direita conservadora na disputa. Nas redes sociais associa sua imagem ao presidente da República Jair Bolsonaro e ao vice-presidente Hamilton Mourão. Meira surge em uma chapa puro sangue e sem alianças partidárias.
A comunista Rita Rodrigues não é novata em eleições. Já foi vice-prefeita de Jequié ao lado do prefeito Reinaldo Pinheiro (PP) entre 2005 e 2008. Ela também já ocupou cadeira no Legislativo municipal: foi vereadora por dois mandatos. O PCdoB marcha isolado na disputa e tem a única chapa totalmente feminina.
O comerciante e ex-vereador Pé Roxo é mais um que disputa isolado. Além da eleição que venceu como vereador, ele é figura presente nas eleições municipais desde 2004. Além de concorrer ao Legislativo, já foi candidato a vice-prefeito.
CÂMARA MUNICIPAL
Nas eleições deste ano Jequié tem 338 candidatos em busca de uma das 19 cadeiras na Câmara Municipal. Entre os que pleiteiam o cargo de vereador, 67% são homens e as mulheres são pouco mais que os 30% obrigatórios por lei.
Atualmente a Câmara de Jequié é majoritariamente masculina, tem apenas uma mulher entre os legisladores. A única figura feminina é a vereadora Joselane Ferreira da Silva (PRP), conhecida como Laninha, e que em 2020 pleiteia a reeleição.
Ainda em relação ao perfil do candidato a vereador de Jequié, 72% se auto declararam pretos ou pardos, e 39% têm o ensino médio completo.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Fonte: Bahia Noticias