Em 2020 a eleição municipal de Jequié (BA), no Médio Rio de Contas, é marcada por um embate principal entre dois partidos integrantes da base aliada do governador Rui Costa no estado: o PP e o PSD. As siglas estão entre as que concentram o maior número de prefeituras e deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O Progressistas, do vice-governador João Leão, tem como nome na disputa o deputado estadual Zé Cocá. Já o PSD, dos senadores Otto Alencar e Angelo Coronel, briga pela cadeira do Executivo de Jequié através de Dr. Fernando.
Os mais de 108 mil eleitores jequieenses vão escolher entre cinco nomes o novo gestor da cidade. A lista inclui estreante e figuras já experientes em eleições. A disputa pela prefeitura tem ainda James Meira (Patriota), o ex-vereador Pé Roxo (Psol) e a ex-vice prefeita Rita Rodrigues (PCdoB). O ex-deputado estadual Ton Legal (PRTB), está inscrito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas no último fim de semana declarou apoio ao candidato do Patriota.
Deputado estadual de primeiro mandato, Zé Cocá é apadrinhado pelo governador e a primeira-dama Aline Peixoto. O progressista foi duas vezes prefeito de Lafaiete Coutinho, e nas eleições deste ano angariou alianças tanto com partidos da base de Rui, quanto com o maior adversário do chefe do Executivo baiano, o DEM. A coligação conta ainda com PT, PSDB, Podemos e PV.
Dr. Fernando entra na disputa em uma chapa puro sangue e com alianças firmadas com MDB, PSC, Avante, Solidariedade, Republicanos e PMB. O candidato é apoiado pelo deputado federal Antonio Brito (PSD). O pleito de 2020 é o terceiro que ele concorre à prefeitura de Jequié. Em 2014 o médico tentou uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia, sem sucesso.
Estreante em eleições, o candidato James Meira é servidor público e se coloca como representante da direita conservadora na disputa. Nas redes sociais associa sua imagem ao presidente da República Jair Bolsonaro e ao vice-presidente Hamilton Mourão. Meira surge em uma chapa puro sangue e sem alianças partidárias.
A comunista Rita Rodrigues não é novata em eleições. Já foi vice-prefeita de Jequié ao lado do prefeito Reinaldo Pinheiro (PP) entre 2005 e 2008. Ela também já ocupou cadeira no Legislativo municipal: foi vereadora por dois mandatos. O PCdoB marcha isolado na disputa e tem a única chapa totalmente feminina.
O comerciante e ex-vereador Pé Roxo é mais um que disputa isolado. Além da eleição que venceu como vereador, ele é figura presente nas eleições municipais desde 2004. Além de concorrer ao Legislativo, já foi candidato a vice-prefeito.
CÂMARA MUNICIPAL
Nas eleições deste ano Jequié tem 338 candidatos em busca de uma das 19 cadeiras na Câmara Municipal. Entre os que pleiteiam o cargo de vereador, 67% são homens e as mulheres são pouco mais que os 30% obrigatórios por lei.
Atualmente a Câmara de Jequié é majoritariamente masculina, tem apenas uma mulher entre os legisladores. A única figura feminina é a vereadora Joselane Ferreira da Silva (PRP), conhecida como Laninha, e que em 2020 pleiteia a reeleição.
Ainda em relação ao perfil do candidato a vereador de Jequié, 72% se auto declararam pretos ou pardos, e 39% têm o ensino médio completo.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Fonte: Bahia Noticias


Foto: Nelson Jr./ ASICS/ TSE

Arquivo Pessoal
Imagem por jeferrb do Pixabay 
Arquivo Pessoal
Image ilustrativa by Joshua Woroniecki from Pixabay
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem: Ellen Guimarães
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem de Engin Akyurt do Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Gerd Altmann da Pixabay
Video
Foto: PC
Foto: João Neto/ Pascom diocesana
Foto: Divulgação
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Nico Wall por Pixabay
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Video
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Arquivo Pessoal
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA
Divulgação
Video
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
Foto: Edson Andrade
Image ilustrativa by TuendeBede from Pixabay
Imagem de Olya Adamovich do Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Imagem de Hatice EROL por Pixabay
Arquivo pessoal
Imagem: Jair Medrado
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por OpenClipart-Vectors do Pixabay
Foto: André Fofano
Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: André Fofano
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Vishnu R por Pixabay
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Illustrative Image by Gerd Altmann from Pixabay
Fabio Rodrigues Pozzebom/ Ag. Brasil
Imagem de
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Imagem de David Mark por Pixabay
Imagem de Skeeze por Pixabay
Imagem de Memin Sito do Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de jun yang por Pixabay
Image by andrey_barsukov from Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem de Everson Mayer do Pixabay
Arte: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano
Divulgação
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem ilustrativa de PublicDomainPictures por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
PM
Foto: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de valentinaalemanno do Pixabay
Image by Dariusz Sankowski from Pixabay
Video
Foto ilustrativa de Amanda Chung
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto - Erlon Santos - Sepromi
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Aline Queiroz
Foto: Cláudio Lima / Câmara Municipal
Foto: Rebeca Falcão/ Seagri
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Pexels por Pixabay
Foto: João Araújo
Foto _ Ianca Rocha.jpg
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luís Capellão
Imagem ilustrativa by HeungSoon from Pixabay
Imagem de pasja1000 por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Foto: André Futuôso - Ascom/CAR
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
PM