Mais uma operação de combate ao furto de energia elétrica, realizada pela Polícia Civil, com o apoio da Coelba, desativou na noite de quinta-feira (17), uma ligação clandestina de energia em uma indústria de plásticos, em Feira de Santana (BA). Os policiais e os técnicos da distribuidora constataram o desvio de 3,4 milhões quilowatts-hora (kWh) de energia da rede da Coelba para abastecer irregularmente a indústria.
A energia recuperada é suficiente para atender 30 mil residências durante um mês ou o município de Amélia Rodrigues durante dois meses. O desvio vinha ocorrendo desde 2016. O proprietário do local será intimado para depor na delegacia de Feira de Santana e vai responder criminalmente.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro e a pena para o responsável pela prática ilegal pode chegar a oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Como denunciar
As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM