Entre o último domingo (30) e esta segunda-feira (31), vários tremores de terra foram registrados no estado da Bahia pelas estações operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os eventos foram sentidos principalmente em cidades do Recôncavo baiano, Baixo sul e Vale do Jequiriça. Não há registro de feridos.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor de maior magnitude chegou a 4.6, e ocorreu às 07h44 do domingo. Apesar do epicentro ser entre o Recôncavo baiano e o Vale do Jiquiriçá, o evento foi sentido em diversas áreas do estado, como Salvador e cidades das regiões sul e sudoeste da Bahia. Nesta segunda, outro tremor de terra de magnitude preliminar 3.5 ocorreu na região, às 3h42.
Dentre os municípios mais atingidos estão Amargosa, Brejões e Elísio Medrado, onde moradores já tinham feito relatos de tremores na manhã e na noite de domingo. A prefeitura de Amargosa identificou rachaduras em uma igreja da cidade e em pelo menos seis casas. Os impactos do evento foram sentidos principalmente na zona rural do município.
Em entrevista ao Portal G1, o secretário de Infraestrutura de Amargosa, Aedson Borges, afirmou que não é a primeira vez que terremotos são registrados na região. Segundo ele, os tremores acontecem porque o Recôncavo Baiano está em cima de uma região sísmica.
Em julho desse ano um terremoto de 3,5 de magnitude já tinha sido registrado no litoral sul da Bahia, na altura da cidade de Ilhéus.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Angela Ruiz/ Clima Tempo