A preocupação com o Coronavírus redobrou a atenção da população com a higiene pessoal, dos objetos e dos ambientes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde recomendam a limpeza de superfícies, como maçanetas, interruptores de luz e pisos, já que é possível que esses locais sejam contaminados, transmitindo o vírus. Contudo, é necessário cuidado na hora de limpar os revestimentos para não causar danos.
O técnico do Grupo Fragnani, Gabriel Venture, ressalta que a preocupação em eliminar o vírus é prioridade para todos, mas que é possível fazer isso sem prejudicar o piso.
“O uso de um produto inadequado pode implicar em reações nas cerâmicas que podem ser irreversíveis, como as manchas, que são provocadas por produtos agressivos ao esmalte. Mas isso ocorre principalmente por não observar a concentração e tempo de exposição ao produto”, orienta.
De acordo com o especialista, as substâncias de caráter ácido devem ser evitadas, no entanto é possível utilizar materiais de limpeza que possuem cloro, como a água sanitária, desde que seguindo algumas orientações. Um dos primeiros cuidados é não aplicar o produto diretamente no revestimento. É importante diluí-lo em água, além de umidificar o piso antes de limpá-lo. Em seguida, é recomendável enxaguar as superfícies para remover resíduos.
No entanto, essa dica não vale para porcelanatos técnicos (sem esmalte), já que normalmente esses revestimentos não devem ter contato com nenhum produto que contenha cloro. Neste caso, é aconselhável verificar a indicação do fabricante.
Outros cuidados
Além da água sanitária, detergentes também podem ser utilizados na limpeza, mas evitando a mistura de mais de um produto.
“Isso pode alterar as características e fazer reações não desejadas ou até mesmo neutralizá-las, tornando-os ineficientes”, explica Gabriel.
Também é indicado ter cuidado com sabão em pó, já que qualquer vestígio deixado no piso pode torná-lo escorregadio caso tenha contato com água. Isso é agravado se o revestimento for polido.
O especialista também destaca que cerâmicas semiporosas podem absorver corantes de alguns produtos de limpeza e manchá-las, caso tenham laterais das placas expostas e/ou rejuntamento falho ou poroso.
Paula Pitta/ Líder de Contas – ATcom – Estratégia, Relacionamento e Conteúdo