Municípios do Recôncavo Baiano assinaram na quinta-feira, dia 6, uma carta de intenções para ser entregue ao Governo do Estado e a Assembleia Administrativa da Bahia (Alba) com o objetivo que seja criado uma unidade de conservação da Serra da Jiboia. Assinaram o documento os prefeitos de Castro Alves, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Santa Terezinha, Santo Antônio de Jesus, São Miguel das Matas e Varzedo.
O ato de assinatura aconteceu em reunião ampliada convocada pelo promotor de justiça do Ministério Público da Bahia, Dr. Julimar Barreto de Farias, contando também com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá). O encontro foi realizado no auditório do IFBA Baiano, na cidade de Santo Antônio de Jesus.
O promotor Julimar Barreto destacou que o objetivo da carta de intenções é documentar uma demanda da sociedade e sobretudo proteger os mananciais hídricos e a grande biodiversidade da Serra da Jiboia, permitindo a conservação e o desenvolvimento de um ambiente sustentável, protegendo assim a população, ressaltando também sua relevância ecológica, econômica e socioambiental. O promotor do MP-BA agendou outra reunião no início do mês de abril para repassar aos prefeitos a resolutiva da carta entregue ao poder executivo e legislativo da Bahia.
A pesquisadora da Universidade do Recôncavo Baiano (UFRB), Alessandra Nasser, ver com bons olhos a criação de uma unidade de conservação. “Temos os municípios, o Governo do Estado, organizações ambientais, a Universidade e o Ministério Público, todos com o mesmo propósito. Então, temos muitas oportunidades de construir um projeto para além do meio biótico e abiótico, podemos sim desenvolver um projeto socioambientalmente sustentável”, destacou
Durante o encontro foi apresentado um estudo pela pesquisadora da UFRB, que mostra a riqueza de biodiversidade da Serra da Jiboia e a necessidade de proteção da área. O estudo foi realizado em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o grupo Gambá.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM