A pandemia causou muitos efeitos negativos, entre eles problemas de saúde no aspecto físico, emocional, e mental da população. Como resultado, houve um aumento na procura por medicamentos de tarja preta de aproximadamente 34%. Os dados são desde o começo da pandemia. No entanto, evitar estresse e ansiedade, vem se tornando uma tarefa cada vez mais difícil no Brasil, e em todo o mundo. O cenário atual resultou em um alarmante crescimento da automedicação de ansiolíticos e tarja preta. Entenda.
Efeitos psicológicos causados na pandemia
Com a disseminação de Covid-19, e o decreto de quarentena, fizeram com que os reflexos da pandemia atingissem corpo e psicológico humano. Podemos identificar que a pandemia derrubou em 35% número de consultas oftalmológicas em 2020.
Ou seja, a saúde mental foi a grande afetada durante o período. Angústias e incertezas são sentimentos que sempre estarão presentes em nossas mentes, e quando não sabemos controlar, podem ser prejudiciais. Sendo assim, é necessário aprender lidar com esses sentimentos e compreendê-los de forma objetiva. Cuide não apenas do corpo mas sim da mente.
Os efeitos psicológicos mais diagnosticados foram:
Ansiedade
É um sentimento ligado à preocupação, medo intenso ou nervosismo. Pode ser considerada como uma ação natural do corpo, porém quando não tratada pode virar um distúrbio. Infelizmente os transtornos de ansiedade são mais comuns do que podemos imaginar. E esses sentimentos ficam presentes no cotidiano das pessoas. Mas há meios de driblar o cansaço e a ansiedade agora no final do ano.
Medo de morrer
O medo de enfrentar a morte nos acompanha desde sempre, é uma angústia inerente ao viver. Durante a pandemia, com as incertezas de tratamento, pensamentos negativos, fizeram muitas pessoas terem medo de morrer de Covid-19.
Solidão
A solidão é um sentimento onde se sente uma profunda sensação de vazio e isolamento, é um momento em que os sentimentos precisam de algo novo para ser transformado. Essa solidão pode ter sido impulsionada no home office. Onde funcionários agora sozinhos em suas casas, passaram a sentir esse transtorno.
Veja também: 7 transtornos que podem ser desenvolvidos no home office.
O isolamento social fez com que muitas pessoas parassem suas vidas e a convivência com outros seres humanos.
Depressão
Trata-se de um transtorno comum, porém mais sério, ela interfere no dia a dia, a capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e simplesmente aproveitar a vida. A depressão é ocasionada por combinações genéticas, biológicas e psicológicas.
Para lidar com essa doença, existem outros caminhos que podem ser aliados ao uso do medicamento ou até mesmo em substituição deles, caso identificado o vício.
Como por exemplo, terapia e meditação, suplementos como a creatina, prática de atividade física e dieta, acupuntura, psicoterapia e novas terapias como estimulação magnética transcraniana (EMT).
Perigo da automedicação
Utilizar medicamentos de forma incorreta pode proporcionar reações alérgicas, dependência e em casos mais graves levar à morte. Diante dos riscos mais comuns para a saúde, se destacam os hábitos de se automedicar junto ao perigo de intoxicações graves.
Outro mau hábito da automedicação é acumular remédios em casa, que pode acarretar em:
- Confusões entre medicamentos;
- Ingestão de remédios vencidos;
- Ineficácia por conta do armazenamento incorreto;
- Acidente com crianças.
Remédios tarja preta tem aumento de consumo
A venda de remédios tarja preta teve um aumento expressivo de mais de 17% entre 2020 e 2021. Especialistas afirmam que esse aumento pode estar ligado aos problemas causados pela pandemia e ao desenvolvimento inconsciente de cada região do país. O Amazonas e o Ceará lideram o consumo durante a pandemia (29%). Maranhão (27%) e Roraima (26%). São Paulo e Rio de Janeiro ocupam a 18ª e a 20ª colocação, ficando entre 15% e 17% de aumento.
Aumento no consumo de Rivotril
O Rivotril, apresentou um salto de 22% na sua comercialização. O medicamento é conhecido para casos de depressão, insônia e crises de ansiedade. Segundo o Sindusfarma ( Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos) a comercialização foi de 5,6 milhões de caixas. É preciso cuidado e acompanhamento médico.
Além da dependência, o Rivotril pode causar problemas de perturbações relacionadas à ansiedade, fazendo com que ao cortar o medicamento os picos de crises aumentem. Outros problemas ocasionados pelo consumo do rivotril são: fraqueza muscular, coordenação motora anormal, vertigem, perda de equilíbrio, aumento de apetite ou até mesmo anorexia.
Aumento no consumo de antidepressivos e estabilizadores de humor
O consumo de antidepressivos e estabilizadores de humor quase dobrou no Brasil. Segundo a OMS, mais de 6% dos brasileiros são afetados pela crise de depressão. Esses números exorbitantes se deram por conta da pandemia, afinal ninguém estava preparado psicologicamente para tanta mudança e perdas em um curto período de tempo.
É orientado que seja buscado alternativas saudáveis para cuidar dos aspectos mentais.
O que são remédios tarja preta
Remédios tarja preta, são medicamentos que indicam possíveis causas a saúde, tolerância, e dependência física ou psíquica. São medicamentos que exigem controle rigoroso e só podem ser comprados com prescrição médica. São classificados como remédios psicotrópicos, que é um grupo de substâncias ativas que atuam diretamente no sistema nervoso central. São normalmente receitados para depressão, ansiedade, estresse, insônia e síndrome do pânico.
Perigos do uso de remédios tarja preta
Como dito, são remédios que podem causar graves riscos à saúde, incluindo dependência e tolerância. Por atuarem no sistema nervoso central, podem causar longas sedações. Por afetarem o funcionamento do corpo de uma forma profunda, além da dependência pode ocorrer aumento de sonolência e aumento de peso. Em casos mais graves, leva o paciente à morte.
Ademais, em primeiro momento o uso da tarja preta pode resolver seus problemas. Mas lembre-se eles trazem consequências que podem ser ruins para a sua vida. Se você está passando por um desses sintomas citados acima, é hora de procurar um médico!
Gostou desse conteúdo? Não deixe de acompanhar nosso portal e a nossa LIVE Tribuna ON. O Tribuna ON é apresentado de segunda a sexta, a partir das 21h30, com transmissão no site e nas redes sociais do Tribuna do Recôncavo. Estamos te esperando!
Paula Moraes/ Redatora Freelancer