O Supremo Tribunal da Venezuela esteve nas instalações do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) no domingo, dia 18, em Caracas, para iniciar o processo de validação das contagens físicas de votos, enquanto a disputa eleitoral continua. Magistrados do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), acompanhados por especialistas e observadores internacionais, compareceram ao CNE para validar as amostras das contagens físicas com os registros no banco de dados do Centro Nacional de Totalização do CNE, conforme informado pelo tribunal em um comunicado à imprensa.
As autoridades foram conduzidas à área de gestão do Centro de Totalização, onde, com o apoio de técnicos do CNE, começaram a verificar a correspondência entre as folhas de contagem físicas e os registros digitais, além de confirmar a precisão dos resultados, como mostrado em imagens da TV governamental venezuelana. O processo aconteceu um dia após a oposição política venezuelana e seus apoiadores realizarem manifestações em várias cidades do país, exigindo o reconhecimento do que afirmam ser a vitória contundente de seu candidato na eleição presidencial ocorrida quase três semanas atrás.
A autoridade eleitoral do país declarou que o presidente Nicolás Maduro garantiu seu terceiro mandato na eleição de 28 de julho, com pouco menos de 52% dos votos. O tribunal superior — visto pela oposição como um aliado do governo — afirmou que ainda está revisando os resultados, mas que a oposição não apresentou provas de suas contagens.
Fonte: Bahia.Ba