Estão abertas as inscrições para o projeto Vivências em Músicas de M’bira, que promove uma oficina gratuita do instrumento africano em São Francisco do Conde, de 17 a 19 de maio (sexta a domingo), das 15h às 17h. A atividade de imersão será coordenada pelo músico e pesquisador baiano Thon Nascimêmtos, que dividirá a programação entre a Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) e o Mercado Cultural da cidade. A oficina é aberta a pessoas a partir de 16 anos, mesmo sem experiência musical, com vagas limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do perfil @mbira.brasil ou direto pelo link https://encurtador.com.br/fgEV8.
O projeto tem o propósito de resgatar o legado da m’bira (pronuncia-se “imbira”), primeiro instrumento da família dos lamelofones criado na África, cerca de 1000 a.C. A tradição da fabricação e uso da m’bira é uma marca do povo shona, que vive no Zimbábue, Zâmbia e Moçambique e tem o instrumento como um meio de comunicação com o plano espiritual. A partir de pesquisas e experiências vividas em solo africano, Thon Nascimêmtos escolheu se dedicar à prática com a m’bira do tipo Nyunga Nyunga, típica de Moçambique, de onde importou os instrumentos utilizados na oficina. Ao final da imersão, uma pessoa da turma será presenteada com uma dessas peças especiais.
O projeto Vivências em Músicas de M’bira foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Texto: Daniela Castro.