O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) apresentou nesta quarta-feira, dia 3, à Defesa Civil da cidade de Santo Amaro (BA), o projeto de implementação do Sistema de Alerta para prevenção a inundações. Na oportunidade, o diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental do Inema, Eduardo Topázio, e a especialista em meio ambiente, Adma Elbacha, explicaram a metodologia e os estudos hidrometeorológicos realizados, assim como os equipamentos utilizados para obtenção dos dados que subsidiam a emissão dos alertas.
O sistema utiliza indicadores meteorológicos, dados de vazão dos rios, nível da maré, imagens de satélite, entre outros. Uma rede completa de monitoramento em tempo real, com sistema automático de comunicação com a Sala de Situação do Inema, de modo a emitir alertas prévios sobre as cheias.
“Esta é uma importante ferramenta de mapeamento, prevenção e alerta de regiões propensas a inundações, elaborado pela equipe do Inema para auxiliar os trabalhos da Defesa Civil Estadual e dos municípios, de modo a emitir alertas prévios sobre as cheias, com maior celeridade e precisão”, explicou Topázio.
O coordenador da Defesa Civil de Santo Amaro, Alfredo Silva, ressaltou que o projeto atende a uma necessidade histórica da cidade. “Santo Amaro cresceu às margens de um importante rio, o Subaé, e por isso alguns pontos da cidade sofrem com problemas ocasionados por inundações. Agradecemos ao Inema por esta iniciativa e nos colocamos como parceiros para efetivar este projeto que tende a melhorar significativamente a atuação de prevenção que realizamos”.
Também foram realizados estudos em quatro cidades (Conde, Itabuna, Santa Maria da Vitória e Santo Amaro) selecionadas pelo histórico de inundações.
INEMA