A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) esclarece a todos os munícipes, os motivos técnicos da poda mais acentuada nas árvores das Avenidas Juracy Magalhães e Luiz Viana. A principal razão se deu pelo crescimento desordenado dos indivíduos arbóreos, por podas mal executadas nas últimas décadas. Vale reforçar que, por segurança, as árvores que estão em locais de grande fluxo de veículos e pessoas devem ser mantidas em porte médio, o que não ocorria nestes locais, considerando que, algumas das árvores, estavam com porte superior a 15 metros, muito elevado e inadequado para vias públicas.
Outro agravante é que a árvore mangueira possui madeira de característica mole (não muito resistente) e que com o passar do tempo, os galhos ficaram muito longos e pesados. E que, aliado a episódios de chuvas intensas, fortes ventos e descargas elétricas de raios, comuns na região, e também ao desgaste das árvores ao longo dos anos, estas mangueiras ofereciam riscos à segurança dos munícipes que residem e transitam diariamente pelas avenidas citadas. Além de danos materiais, com a possibilidade de tombamentos sobre carros, casas e até mesmo sobre a fiação de alta tensão, podendo ocasionar graves acidentes.
A gestão municipal reitera o seu compromisso com a conservação do meio ambiente, através do qual vem realizando diversas ações: como distribuição de mudas para a população, além do plantio de novas árvores em diversos espaços do município. O poder executivo municipal reforça ainda que é a favor da manutenção, de forma segura e correta, de todas as árvores da cidade, e por este motivo vem realizando requalificações de praças arborizadas por toda a cidade, porém reitera que, sempre que houver risco à segurança dos munícipes, podas preventivas serão realizadas seguindo todos os protocolos ambientais.
Ascom PMSAJ.