Com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020 batendo às portas, cujas provas na versão impressa serão aplicadas nos próximos dias 17 e 24, e na versão digital em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, os professores se dedicam a orientar os estudantes sobre os preparativos finais. A professora de Língua Portuguesa, Rose Sampaio, ressalta que os candidatos devem encarar a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias como um momento de reflexão sobre assuntos atuais e pertinentes à nossa realidade.
Rose Sampaio afirma que, inicialmente, é preciso entender que a prova não é uma inimiga, não é um bicho de sete cabeças. Trata-se de um momento desafiador em que o estudante deve se colocar em uma condição de enfrentamento, muitas vezes de suas próprias ansiedades.
“É importante se colocar sem medo frente às provas e começar pela disciplina com a qual se sinta mais à vontade, mas tomando cuidado com o tempo. O candidato vai perceber que tudo que estudou durante o ano está ali, principalmente se encarrar a prova sem medo e sim como um desafio. Quando for fazer a redação, sugiro sempre que se leia o tema primeiro, pois, assim, quando for para a parte objetiva da prova, o cérebro continuará no tema, maturando aquele processo”, orientou a professora.
A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias não abrange somente o conteúdo de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). Inclui também Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Nela, os conteúdos mais cobrados, com os quais os estudantes precisam ficar mais atentos para uma boa preparação, são os de interpretação de texto, análise do discurso, variação linguística, gêneros textuais e leitura e artes, como destaca a professora Rose Sampaio.
“São os cinco conteúdos que mais caem na prova do ENEM, nesta ordem, sendo que o primeiro é o mais relevante, com mais de 28% das questões relacionadas a ele. Considerando, portanto, a relevância dos conteúdos de interpretação de texto e de análise do discurso, os estudantes precisam se dedicar de maneira mais efetiva a eles, nesta reta final”.
Disciplina e relaxamento
Segundo Rose, a manutenção da disciplina de estudos, nesta reta final, é outro ponto importante no processo de aprendizagem.
“É preciso ter um tempo destinado, por exemplo, ao treinamento de redação, mas é necessário também trabalhar o lado mais subjetivo, o emocional e continuar fazendo uma atividade física, ler um bom livro ou assistir a um bom filme, ou seja, fazer um trabalho voltado para a mente”, disse.
O ENEM envolve, ainda, as provas de Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM – SEC