A nova secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), Fabya Reis, e o novo secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), Felipe Freitas, foram empossados na manhã desta terça-feira, dia 3, pelo governador Jerônimo Rodrigues. A cerimônia foi realizada na tenda instalada na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador.
A Seades e a SJDH foram criadas após a reforma administrativa, a partir do desmembramento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, com o objetivo de potencializar as políticas públicas voltadas à inclusão, garantia de direitos e no combate à fome na Bahia.
A cerimônia foi aberta ao som da banda Didá, que tocou o Hino Oficial da Bahia e contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, deputados, prefeitos, vice-prefeitos, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), do Tribunal de Justiça e lideranças de diversos segmentos. Além de Felipe Freitas e Fabya Reis, outros 24 secretários foram empossados na cerimônia.
No discurso, o governador, Jerônimo Rodrigues, agradeceu a todos que aceitaram estar no governo para cuidar dos baianos e destacou que fará um governo participativo. Ele ressaltou que as pastas têm um papel fundamental para as políticas públicas de combate à fome e promover a igualdade social.
“A missão é um chamado para a gente cuidar da Bahia. Ainda nesta semana nos reuniremos para avaliarmos as prioridades e tocarmos esse projeto que vai cuidar ainda mais dos baianos e baianas”, afirmou Jerônimo.
A secretária Fabya Reis enfatizou a luta na garantia de direitos aos cidadãos baianos e ressaltou a retomada as políticas públicas para melhorar a vida das pessoas. “Vivemos, sem dúvidas, novos tempos no Brasil, de uma grande retomada de políticas públicas e garantia de direitos, dinâmica tão ausente nos últimos períodos. Aqui na Bahia, sob liderança do governador Jerônimo Rodrigues, seguiremos trabalhando firme para transformar ainda mais a vida das pessoas”, destacou a secretária.
O novo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, ressaltou também a importância de discutir políticas públicas que possam promover o acolhimento e a igualdade social.
“Vamos reforçar as ações que vão possibilitar o diálogo com as instituições para garantir o acesso à justiça para a população e promover a proteção aos grupos que são vítimas de violência e discriminação”, destacou o secretário.
FABYA REIS
Fabya dos Reis Santos é formada em Administração, com foco nas dinâmicas do terceiro setor. Iniciou a vida pública aos 17 anos no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e atuou durante 13 anos na organização de projetos de formação de lideranças, desenvolvimento social, organização de cooperativas e associações rurais.
Possui mestrado em Sociologia e Doutorado e Pós-doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Após atuar em cargos de gestão na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), na gestão do ex-governador Jaques Wagner, e na Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Fabya assumiu, em 2016, a titularidade da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e contribuiu para consolidar direitos da população negra, dos povos e comunidades tradicionais, além de fortalecer as políticas de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa.
FELIPE FREITAS
Felipe da Silva Freitas é formado em direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UNB). Como pesquisador, Felipe Freitas possui diversos trabalhos ligados na área de direito constitucional com foco em temas voltados à Violência, juventude e política.
Ele também é professor colaborador do programa de mestrado profissional em segurança pública da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
No Governo do Estado, Felipe Freitas atuou como assessor técnico na área de igualdade racial e políticas públicas de juventude e acumula também experiências na esfera federal, onde foi coordenador nacional do Plano de Prevenção à Violência contra Juventude Negra do Governo Federal (2012 – 2014), secretário Executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados no mandato do deputado federal Luiz Alberto (PT/BA).
Como consultor, acumula muitas atuações na Organização das Nações Unidas. Também foi o responsável pela elaboração da Matriz Nacional de Formação dos Servidores(as) Penais. Trabalhou junto ao Centro de Formação Jurídica e Judiciária do Governo de Moçambique e, desde 2010, atua na área de pesquisa do Observatório Direitos Humanos, Crise e Covid-19 que reúne dezenas de organizações da sociedade civil brasileira.
ASCOM


Créditos das fotos: Mário Marques e Jonas Santos


Foto: Reprodução/ Forte na Notícia 
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Foto: Lucilene Silva Queiroz
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Imagem ilustrativa de João Paulo por Pixabay
Imagem de
Foto: Luciano Almeida
Foto: Reprodução/ Video
Crédito: br.freepik.com
Foto: Claudio Lima
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arte: Divulgação
Foto: Luiz Carrera/ SECBA
Foto: Divulgação
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joá Souza/GOVBA
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Adriel Francisco
Na foto, Vinicios e Leandro
Foto: Fred Pontes
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Imagem de musiking por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
CEF de Amargosa | Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Image by Chokniti Khongchum from Pixabay
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Jonas Souza
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: João Valadares
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Imagem Ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: Eduardo Andrade/Ascom SDE
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: André Fofano
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Foto: Divulgação/Júnior Rodrigues
Foto: Damilla dos Santos / Divulgação
Imagem de MasterTux do Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: Iara Passos
Foto: Divulgação
Image by congerdesign from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Paulo Cesar Amaral
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay