No último sábado, dia 6, o funk tomou o Rock in Rio e o palco Sunset, colocando o público pra dançar ao som de funk, em um grande baile que se realizou com a mistura de vários sucessos. O show celebrava os 30 anos do Funk Brasil, LP do DJ Marlboro, considerado o pontapé inicial do movimento no país.
O show que contou com a presença de Buchecha, Ludmilla e Fernanda Abreu acompanhados pela Funk Orquestra, regida por Eder Paolozzi. Kevinho teve intoxicação alimentar e cancelou de última hora sua participação.
O show foi marcado por algumas homenagens. MC Sapão, que faleceu em abril deste ano, e que seria uma das atrações desta edição do Rock in Rio e Mr Catra, falecido em setembro de 2018, foram homenageados. Contudo, não apenas os cantores ‘das antigas’ e que não estão mais em atividade foram lembrados. O repertório incluiu músicas de artistas atuais como Anitta, MC Fioti, MC João e MC Koringa, considerado um dos maiores hitmakers do funk, que tiveram suas músicas devidamente representadas nesta cronologia.
Apesar de ter uma trajetória de anos no funk melody, MC Koringa não pára. Durante o show, Fernanda Lima e Buchecha cantaram o hit “Pra me Provocar”, música que foi trilha sonora de Avenida Brasil, que voltou a ser exibida pela Rede Globo. Recentemente a música ‘Mostra o seu Talento’ lançada mês passado, viralizou nas redes sociais e colocou pra dançar até mesmo a atriz global Gabriella Saraivah.
O público cantou junto com os artistas que se apresentaram no palco sucessos que marcaram época, e que se misturaram aos sons das músicas da nova geração, dos 150 bpm e do pancadão, passando por todas as fases do gênero musical. A linha do tempo do funk veio desde os pioneiros deste gênero até os nomes da atualidade.
Matéria: MF Press Global