Os agricultores das comunidades de Taquari e Lagoa Santa, em Ituberá (BA), realizaram a primeira colheita da mandioca. Essa conquista é fruto do investimento feito pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) no desenvolvimento do sistema produtivo da mandiocultura.
Após a chegada dos insumos essenciais para o plantio, como adubo, calcário e maniva, os agricultores colheram os frutos do trabalho coletivo, totalizando 8.400 quilos de mandioca. Além de ser a base para a produção de farinha, com a agroindústria, a mandioca também será matéria-prima para a fabricação de produtos derivados. Uma versatilidade que amplia as oportunidades de geração de renda para as famílias envolvidas.
Entre os beneficiários está o agricultor Aderisvaldo Conceição, que destaca a transformação que a mandioca já trouxe para a comunidade. “A mandioca já está trazendo mais qualidade de vida. Os insumos para fazer a plantação da mandioca fizeram toda a diferença. Plantei uma área com diferentes tipos de mandioca e, agora estamos nos preparando para trabalhar na nossa agroindústria. Estamos ansiosos para produzir nossa farinha e outros produtos com muita dignidade e qualidade”.
O projeto Bahia Produtiva é executado pela CAR, uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o cofinanciamento do Banco Mundial. A iniciativa demonstra o compromisso em promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a vida das comunidades rurais, impulsionando o potencial econômico e valorizando as tradições locais.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: CAR