Com incentivo à educação, um total de 74 internos do Conjunto Penal de Itabuna, no sul baiano, foram aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite o acesso de estudantes ao ensino superior, por meio do programa de ressocialização desenvolvido pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).
Todos os 74 internos foram aprovados em primeira chamada e já matriculados em duas das principais instituições de ensino superior do interior do Estado: a Universidade Federal do Sul da Bahia (72) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (2). No último Sisu houve um aumento de 155% do aproveitamento de internos no ensino superior em relação ao ano anterior. Em 2023, o percentual de aprovação entre os internos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de 66%.
Atualmente, no Conjunto Penal de Itabuna existem 10 salas de aula, onde funcionam duas escolas anexas: a Escola Municipal Lourival Oliveira e o Colégio Estadual Adonias Filho. Na unidade, 504 reeducandos participam das oficinas de leitura, aproximadamente 600 alunos estão matriculados na escola formal e 12 alunos na UFSB cursam o ensino superior na própria unidade, outros ainda ganharam liberdade e estudam em suas residências.
Bahia Noticias.